Seja a procurar o nome específico de uma aplicação, ou pesquisar por termos de apps que precisamos na Google Play, é formado um histórico que vai sendo acumulado ao longo do tempo. Procurar por atualizações das apps instaladas ou mesmo aquelas que vão ser lançadas em breve, mas que permitem fazer pré-instalação, criam dados de histórico.

Trata-se de uma funcionalidade útil, que ajuda os utilizadores a lembrarem-se de novidades na loja ou alertam para as respetivas atualizações.

A utilização ao longo do tempo vai fazendo crescer essa indexação, tornando a navegação ou o tempo de pesquisa mais demorada. E para smartphones mais antigos essa menor performance pode fazer alguma diferença. Em baixo explicamos os passos a dar para limpar a cache da aplicação, mas considere em tornar as pesquisas anónimas, caso queira evitar que a loja guarde os dados e os volte a acumular.

Para apagar o histórico de pesquisa no Google Play, siga os seguintes passos:

1 – Abra a loja de aplicações Google Play diretamente do smartphone Android e toque nas opções, o ícone no canto superior esquerdo, representado por três traços.

2 – Na barra de menu, aceda às Definições, representado por um símbolo de uma roda dentada.

3 – Na aba “Geral” toque em “Limpar histórico de pesquisas local”. O smartphone remove todas as pesquisas que tenha feito nesse smartphone.

4 – Prima “Preferências do Google Play” para mais opções de histórico.

5 – Na primeira opção pode limpar todos os itens que adicionou à sua lista de desejos. A segunda retira a sua candidatura a programas beta que tenha aderido, ou seja, testar apps enquanto estão a ser produzidas. A terceira opção retira-o da lista para eventos futuros. E por fim, na quarta opção pode anular o pré-registo de aplicações que ainda vão saber, usado para a Google enviar notificações de quando é lançada essa app.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.