Com o smartphone sempre no bolso, as funcionalidades de rastreamento de localização podem ser bastante úteis para informar os utilizadores de sugestões de restaurantes ou outros pontos de interesse de acordo com as preferências.
O sistema de localização do utilizador também ajuda a criar um mapa de atividade que fica arquivado, registando diariamente os locais onde passou, as rotas e destinos, as viagens que realizou. Basicamente se não se lembra de onde esteve num determinado dia, é possível que encontre no histórico criado automaticamente no mapa pessoal do Google Maps.
Ainda que possa ser útil para relembrar, este tracking das movimentações das pessoas também poderá ser considerado uma invasão de privacidade. Felizmente a Google já não mantém estes dados online, mas sim no equipamento e mesmo que mantenha o histórico online, este é apagado automaticamente passados três meses, a não ser que venha a definir o contrário nas definições.
Nesse sentido, caso queira desligar o histórico da navegação e do rastreamento, pode fazê-lo nas definições.
Veja na galeria como desligar o rastreamento no Google Maps:
1 – Para desligar no browser no PC, entre no endereço My Activity (https://myactivity.google.com/myactivity). Aqui vai ter acesso a todas as opções de atividade, desde o histórico de internet, aplicações, a navegação no YouTube e claro, as localizações.
2 – Clique na opção Histórico de localizações. Deverá estar “ativada” por defeito.
3 – Na página de Controlos de atividade, na primeira opção de Histórico de localizações verifique se está ativada. Para desligar clique na opção “desativar”.
4 – Além de desativar, pode ainda eliminar a atividade. Deverá depois seguir as instruções para completar o serviço.
5 – Para ativar a eliminação automática, deverá optar por um período, de três a 36 meses ou simplesmente não fazer essa eliminação.
6 – No smartphone, abra o browser Chrome e toque na fotografia do perfil, no canto superior direito.
7 – Clicar em “Gerir Conta Google”.
8 – Deslizar para baixo na página e escolher a opção “Gerir dados e privacidade”.
9 – Deslize na página e clique em Histórico de localizações e repita os primeiros passos.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários