Ao longo dos anos acumulamos dezenas ou centenas de jogos na coleção do Steam, e muitas vezes deixamos de os jogar, ora porque já os finalizámos ou porque há sempre tanta coisa nova para experimentar. Mas pode haver sempre um familiar ou amigo, sem grandes possibilidades de compra, que também pode aceder à coleção.

A Steam tem opções muito interessantes de partilha, permitindo que até 10 outros computadores possam estar ligados com a mesma conta e biblioteca Steam. Por outro lado, pode permitir que até cinco contas possam aceder à sua biblioteca de jogos, nos computadores autorizados. No entanto, deverá estar online quando acede a uma conta de um amigo, para que o sistema identifique quem está a jogar os jogos.

O interessante é que, salvo algumas exceções, praticamente todos os jogos da coleção podem ser partilhados e emprestados. Apenas situações em que os jogos necessitem de um código, uma conta ou assinatura de serviços externos ao Steam não podem ser partilhados. Obviamente que dois jogadores não podem jogar o mesmo jogo ao mesmo tempo através da partilha.

Para autorizar a sua conta em outros computadores siga os passos:

1 – Entre com as suas credenciais no computador que deseja dar autorização, seja de um amigo ou familiar.

2 – No meu superior esquerdo, prima em Steam.

3 – Escolha Definições (Settings).

4 – Escolha a segunda opção Família (Family).

5 – Meta uma cruz onde diz “Autorizo a partilha da biblioteca neste computador”.

6 – Prima “Gerir outros computadores” para ver a lista dos computadores autorizados, assim como os jogos que jogou de outras contas.

7 - A qualquer momento pode cancelar a partilha a partir deste quadro.

Se for o titular da conta e quiser jogar determinado título, que por sua vez está a ser usado por um dos seus familiares, este terá prioridade, sendo o outro retirado do jogo. A ideia é combinar horários compatíveis para que todos possam desfrutar dos jogos em horas diferentes.

Outro aspeto que deve ter em conta, é que quando está a jogar um jogo emprestado, se não tiver o mesmo na sua conta, também não poderá adquirir conteúdo (DLC) para o mesmo. E se jogar títulos online onde haja troca de itens, por exemplo, como armas, esses ficarão disponíveis na conta do tutor do jogo onde o jogou.

Deverá ainda ter atenção que o Steam é muito duro com os batoteiros, utilizando uma segurança chamada VAC. Se fizer batota ou qualquer fraude em uma conta emprestada, essa será afetada e o respetivo titular perderá o acesso ao mesmo. Os jogos assinalados como banidos pelo VAC também não podem ser partilhados. Por isso, convém emprestar a conta a familiares e amigos próximos.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.