A PlayStation 4 está prestes a passar o testemunho à sua sucessora PS5, mas durante os próximos anos ambas vão coexistir, até porque os mais de 100 milhões de utilizadores da plataforma atual vão migrar lentamente para a nova consola. E muitos dos jogos continuarão a ser lançados para ambas as plataformas, pelo menos nos próximos dois anos.

Nesse sentido, parece uma boa altura de focarmos atenções na PS4 e descobrir alguns segredos que podem ser acedidos facilmente, mas nem sempre são tão óbvios, e que podem melhorar o desempenho da plataforma em muitas situações; ou em outras os utilizadores passam a beneficiar de funcionalidades que só sabem que precisam, depois de as descobrirem.

É nesse sentido que reunimos algumas dicas úteis para tornar a PS4 e PS4 Pro uma consola mais interessante, deixando antecipar o que a Sony está a preparar para a sua próxima sucessora.

Alimente os comandos DualShock 4 com um carregador de smartphones

Parece básico, mas talvez não se tenha lembrado de que o comando da PS4 tem uma entrada miniUSB, semelhante aos smartphones. Isso significa que pode carregar o comando como se fosse um smartphones, ligado a uma tomada com o seu carregador. Quando se joga muitas horas com diversos comandos, sobretudo quando há amigos ou irmãos por perto, as entradas USB da consola podem ficar rapidamente preenchidas, e ninguém gosta de ficar sem bateria. Verifique, no entanto, se o seu carregador preenche os requisitos energéticos do comando: 5V e 800 mA.

E se ficar “pendurado” a meio da sessão de jogo, pode sempre usar um power bank para carregar o comando, sem a necessidade de usar fios agarrados à consola. Por outro lado, também pode usar as entradas USB para carregar o seu smartphones, e como diz o ditado “é dar para receber”.

Usar o smartphones como teclado ou segundo ecrã

Certos videojogos, sobretudo jogados online, requerem escrita para comunicar com outros jogadores, sobretudo se forem desconhecidos, que não queira usar voz. Usar o comando pode ser penoso, pois terá de escrever letra a letra o que quer dizer. Nesse sentido, porque não utilizar o próprio smartphones como teclado virtual?

Basta ligar o equipamento com um cabo direto à consola, que este será reconhecido, possibilitando escrever com o mesmo. Também pode emparelhar via Bluetooth, assim como um teclado wireless, caso não queira usar fios.

Mas há mais. Se instalar a aplicação Second Screen da PS4, uma app oficial da Sony, poderá mesmo usar o smartphones como um ecrã adicional, não só para escrever, como ver informações de jogos compatíveis com o sistema.

Fazer download de jogos remotamente

Talvez saiba que pode comprar os seus jogos digitais através da PlayStation Store, ou mesmo da aplicação de smartphones da PlayStation. Mas sabia que pode fazer o download direto para a consola, sem sequer estar perto dela? Ótimo para quando sai aquele novo jogo e está no trabalho ou escola, e não quer perder tempo quando chega a casa a fazer seu download.

Para isso terá de ir às definições da consola relacionadas com a gestão de energia. Na dashboard aceda às Definições, depois “Definições de poupança de energia” e depois “Definir as funcionalidades disponíveis no modo de repouso”. Terá de ativar a opção “Permanecer ligado à internet” e também “Ativar opção de ligar a PS4 a partir da rede”, para que possa enviar os jogos pela internet.

Por fim, no menu principal das Definiçoes, entre em Sistema e na opção “Transferências automáticas” verifique se tem todas as opções ativas para autorizar o sistema a manter a consola e os jogos sempre atualizados.

Claro que tudo isto só faz sentido se, invés de desligar a PS4, colocá-la em Modo Repouso, no final da sessão de jogo.

Faça “overcloack” à PS4 através do modo Boost

Considerando que a PS4 consegue obter resoluções de 4K, os videojogos necessitam de estar preparados para as otimizações introduzidas por este modelo. Apesar de não ser um problema para os jogos que foram lançados após a versão Pro chegar ao mercado, os anteriores requerem uma atualização produzida pelos próprios estúdios e developers, o que não aconteceu em muitos títulos previamente lançados.

A pensar nisso, a Sony introduziu o Modo Boost, poucos meses depois da consola chegar ao mercado, na atualização 4.50 para que o novo processador da PS4 Pro melhore a performance de jogos mais antigos, nomeadamente o seu framerate e sobretudo, diminuir o tempo de carregamento. Não espere milagres, não estica a imagem dos mesmos para 4K, mas é uma ajuda.

Para ligar o Modo Boost entre em Definições, depois Sistema e procure e ligue a opção “Modo de otimização”.

Usar a PS Camera para autenticação através de reconhecimento facial

É possível registar a sua face no perfil da sua conta. A Sony esclarece que esta permance apenas na consola e que não é partilhada. Por isso, é possível usar o reconhecimento facial para fazer autenticação na sua conta da consola e serviços da PSN. Terá de ter a PS Camera ligada ao sistema, depois basta aceder a Definições, escolher Definições de início de sessão e ativar a opção “Ativar reconhecimento facial”.

O sistema dá início ao processo de calibração, pelo que deverá ajustar a luz da sala em questão para ajudar o sistema a reconhecer a face do utilizador. Quando liga a consola, certifique-se que está em frente à câmara para que esta o identifique. Nas Definições de autenticação pode reverter o processo e apagar o registo facial que fez.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.