A Switch já faz parte das nossas vidas, ao permitir levá-la para qualquer lugar graças à sua portabilidade. A consola da Nintendo tem atualmente um vastíssimo catálogo de jogos, com atualizações quase diárias na sua loja digital.

No entanto, existem algumas funcionalidades que não estão bem explicadas, assim como outros truques que permitem extrair ainda mais proveito e experiência da consola. Sejam truques para aumentar a autonomia da bateria ou transformar a Switch num comando da televisão.

Fique com alguns truques interessantes, que talvez ainda não conheça:

Transformar a Switch em comando da televisão

Com a Switch não precisa procurar o comando da televisão, que talvez esteja debaixo do sofá ou em qualquer divisão da casa em que o largou e já não se lembra. A Switch permite ligar a televisão bastando utilizar o botão Home do JoyCon direito. Verifique nas opções se tem a funcionalidade ativada. Para tal vá a Definições da Consola, depois Saída da TV, e ligar Sincronizar com a TV. De notar que alguns modelos de televisões podem não ser compatíveis com a funcionalidade da consola. Nesse caso, continue à procura do comando oficial…

Fazer um Hard Reset à consola e repor dados de fábrica

Tal como qualquer equipamento eletrónico, nem sempre as coisas correm bem e o sistema da Switch pode bloquear. Se tiver um destes problemas não conseguirá resolver com uma simples pressão do botão de energia, porque vai colocar a consola em stand by, e quando a desperta vai estar na mesma. Este problema até acontece por vezes durante a instalação de atualizações. Caso isso aconteça, prima o botão de energia durante uns 10-15 segundos para forçar o seu reinicio.

Se quiser ir mais longe e aceder às definições do Modo Recuperação, prima o botão de energia alguns segundos até aparece o menu de desligar. Invés de reboot, escolha desligar a consola. Depois, volte a carregar no botão para a ligar, mas rapidamente mantenha premidos os dois botões de volume em simultâneo. Depois do logotipo inicial, a consola entre no Modo Recuperação em que pode forçar a atualização da consola, repor as definições de fábrica (mantendo os dados de gravação) ou apagar por completo a consola.

Ligar o modo Escuro

Não é só nos smartphones ou computadores que pode optar entre o modo escuro e claro, de forma a poupar energia e a ferir menos a vista de noite. Para ligar o modo Escuro entre nas Definições e procuro o menu Temas. Aqui pode optar entre o Branco Clássico e o Preto Clássico.

Prolongar a bateria da consola

Existem várias formas de melhorar a performance da bateria da consola, mas pense se está a utilizar o online ou outra ligação wireless, que ao estarem ativadas sem serem precisas vão consumir mais energia. Não se esqueça que tocando no símbolo da bateria aparece a percentagem que resta da mesma. Assim, caso não queira desligar uma a uma, nas Definições, entre no Modo de voo e ative a opção. A consola vai desligar as conexões como se fosse andar num avião. Torne a premir a opção para voltar a ativar as ligações.

Outra opção que deve definir é o brilho da consola. Tal como qualquer equipamento eletrónico, deve diminuir os brilhos desnecessários para poupar energia. Para tal entre em Definições e Luminosidade do ecrã. Ou então premir o botão Home a fundo até aparecer a opção rápida. Pode diminuir o brilho manualmente e desativar o sistema automático.

Também poderá mudar as cores do ecrã, mantendo os brancos Padrão, inverter as cores (que torna o ecrã negro com caracteres brancos e amarelos ou optar pela escala de cinzentos, que adiciona tons mais leves que poupa o sistema.

Capturar screenshots e pequenos vídeos

Durante as partidas tem à disposição um botão dedicado à captura de imagens dos jogos. Trata-se do botão por baixo do dpad no JoyCon esquerdo. Tocando neste botão captura uma imagem do ecrã, que depois podem ser editados e publicados nas redes sociais diretamente da consola, seja no Facebook ou Twitter. Ao manter o botão premido irá iniciar a captura de um vídeo com 30 segundos no máximo.

Encontrar um JoyCon ou um comando “perdido”

Não sabe onde colocou o JoyCon, ou procurou e encontrou o comando da televisão, numa altura que nem precisava dele? Há uma opção para encontrar os “fugitivos”. No menu principal da consola entre no menu Comandos (representado por um JoyCon e situado ao lado das Definições). Além de permitir ver o estado de bateria da consola e comandos, permite sincronizar novos periféricos. Mas o que necessita agora é de entrar no Procurar Comandos. Vai-lhe aparecer todos os comandos que foram sincronizados coma consola, e os que estão ligados e não. Toque naquele que procura para o ativar, e mantendo a pressão vai começar a ouvir um zumbido algures pela casa. Apenas siga o som do vibrar e vai certamente encontrar o “desaparecido em combate”.

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.