Todos os meses os utilizadores pagariam X euros e teriam acesso gratuito a aplicações que tradicionalmente são pagas. Mais: a Amazon quer alegadamente fazer com que as compras dentro da aplicação também estejam incluídas como parte do pacote de subscrição.

O serviço Amazon Unlocked, como detalha o TechCrunch, servirá sobretudo para fazer crescer a popularidade da Amazon App Store junto dos utilizadores Android. A loja da tecnológica já tem 400 mil aplicações disponíveis e oferece, com regularidade, um grande conjunto de aplicações pagas.

"Os consumidores não se devem sentir sobrecarregados por milhares de aplicações, mas podem tê-las caso precisem" - esta será a ideia que a tecnológica liderada por Jeff Bezos quer passar.

Nos documentos a que o Tech Crunch teve acesso, o novo modelo de negócio conta já com alguns nomes de peso caso da Sega America - responsável pelos títulos móveis do Sonic - e da UsTwo - que tem a seu cargo o sucesso mundial Monument Valley.

Mas nem só de jogos se fará o Amazon Unlocked se chegar a ver a luz do dia. Outras aplicações de alto perfil e que são pagas, como o OfficeSuite, também serão "desbloqueadas" através da subscrição deste serviço.

O que ainda não se sabe é se a empresa vai adotar um modelo de subscrição "ilimitado" - que garante acesso para sempre a um grande número de apps - ou se vai seguir um sistema semelhante ao do PlayStation Plus - que garante acesso a um número limitado de títulos gratuitos todos os meses e que são das pessoas enquanto mantiverem a subscrição ativa.

Também ainda não é sabido quanto é que a Amazon poderá vir a pedir aos consumidores por um serviço de subscrição de aplicações.

A acontecer, esta será no entanto mais uma estratégia agressiva por parte da Amazon para atrair a atenção dos utilizadores para os seus produtos. A Amazon App Store tem de ser instalada "à parte" nos dispositivos Android.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico