O Android 11 está repleto de novas funcionalidades e embora ainda não esteja oficialmente disponível, pelo menos, na sua versão completa, já há vários pontos de interesse a despertar a curiosidade da comunidade. Um deles promete revolucionar a forma como interagimos com os nossos smartphones e tablets. Chama-se Voice Access e é uma ferramenta que lhe permitirá navegar por menus e aplicações, exclusivamente com a voz.

O Voice Access vai chegar em forma de app. E sim, isto significa que o software não estará instalado de raíz no dispositivo, pelo que, antes de mais nada, terá de a descarregar diretamente da Play Store.

Depois de feito o download, terá de clicar em abrir. Surgirá uma notificação, pedindo-lhe que aceda às definições de acessibilidade e ative o Voice Access.

De seguida, terá de ajustar o nível de controlo da aplicação. Note que é recomendável que lhe confira todo o controlo solicitado, uma vez que a app deverá alcançar todos os elementos de interação do seu equipamento para que a possa usar em toda a sua extensão. Por último, ainda antes de poder usar a app, esta vai perguntar-lhe se gostaria de assistir a um pequeno tutorial.

Findos estes passos, pode seguir para a configuração e personalização da Voice Access, para ajustar a forma como quer que a app funcione no seu equipamento. Neste capítulo, existem algumas funcionalidades a que deve prestar atenção. Uma delas é o atalho rápido que, quando está ativo, faz surgir uma miniatura no seu ecrã, que surge fixa e em permanência sobre os restantes conteúdos. A ideia é que possa clicar neste "botão" sempre que quiser ativar a ferramenta.

Caso prefira ativar a app através de um dos botões físicos do seu smartphone ou tablet, poderá também fazê-lo, associando a app ao botão que preferir. Para definir este botão, aceda às definições da app e clique em Configure Action Key; pressione o botão que pretende associar à aplicação, confirme a sua escolha e defina a forma como quer articular este mecanismo.

Depois de configurada, a app vai permitir-lhe interagir com apps e menus, sem mãos ou gestos. A diferença face às versões anteriores desta funcionalidade, é que este software compreende os contextos de interação, dentro e fora de aplicações. Na prática, isto vai permitir-lhe ordenar ao telefone que abra o Twitter e a janela de composição de tweets, logo de seguida. Depois poderá ditar o tweet e publicá-lo - tudo por voz.

Anteriormente, a app identificava todas as opções de navegação com um número e o utilizador tinha de dizer o número por onde queria seguir. Agora, a app "lê" as informações dispostas no ecrã, pelo que já não tem de dizer os números, o que torna toda a interação muito mais natural.

Apesar de ser uma ferramenta útil para o dia-a-dia, a Voice Access é, sobretudo, uma via que facilita a interação das pessoas com determinados tipos de deficiência, com os seus equipamentos.

Veja a ferramenta em funcionamento através deste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.