De acordo com a XDA-Developers, o Android 12 poderá vir a contar com um caixote do lixo, tal como o que temos nos nossos computadores. Isto significa que, antes de eliminar definitivamente um ficheiro, poderá mandá-lo para o lixo, podendo, depois, esvaziar este caixote, permanentemente.

O portal analisou o código do software e concluiu que o "lixo" deverá aparecer como um novo menu dentro das definições. Ao clicar nesta opção, surgirá uma janela pop-up onde ficará a saber quanto espaço do seu telefone os ficheiros eliminados estão ainda a ocupar. Nesta janela, terá uma opção para eliminar permanentemente os ficheiros.

A atual versão do Android já conta com uma funcionalidade que permite às aplicações ocultar ficheiros em vez de os eliminar em definitivo, mas parece pouco utilizada, pelo que esta seria uma forma de a destacar no Android e de estimular a sua utilização por parte de mais aplicações. Será preciso, contudo, que as aplicações integrem esta funcionalidade nos seus serviços.

Conheça novas aplicações para Android e iOS. Todas gratuitas
Conheça novas aplicações para Android e iOS. Todas gratuitas
Ver artigo

A Google parece estar a fazer um esforço para permitir que os seus utilizadores tenham a possibilidade de eliminar e recuperar ficheiros eliminados, mas isso não significa que as aplicações que funcionam no seu sistema operativo optem por integrar esta funcionalidade. Há que ter em conta que o Android é um ecossistema gigantesco que contempla milhares de aplicações, bem como programadores e processos de desenvolvimento que podem demorar vários anos a implementar estas mudanças nas suas apps. Para além disso, é também importante ter em conta que muitos telefones Android demoram vários meses a receber as últimas atualizações do sistema operativo, pelo que o "caixote do lixo" poderá demorar muito tempo a fazer alguma diferença no seu smartphone.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.