Continuam a chegar novidades ao Android 15, sempre otimizadas pela inteligência artificial da Google. A primeira chama-se “Expressive Captions”, que basicamente utiliza a IA para criar legendas com emoções. A funcionalidade é baseada nas Live Captions e pretende expandir aquilo que se faz para pessoas surdas, onde são descritos os sons e o ambiente geral para maior imersão. Basicamente, durante uma transmissão ao vivo de um desporto, as legendas acrescentam os aplausos ou assobios do ambiente geral.

A Google explica que estas legendas expressivas utilizam a IA do equipamento Android para comunicar coisas como o tom, volume, pistas de ambiente e ruídos humanos. E isso é expandido às conversações entre amigos, por exemplo. Colocar legendas em capitais, por exemplo, quando recebe uma mensagem de “PARABÉNS” de um amigo, confere a excitação que possível mente o remente está a sentir.

Veja na galeria imagens da funcionalidade:

Esta funcionalidade foi introduzida no sistema operativo para que esteja disponível nas aplicações instaladas no smartphone. E dá o exemplo das live streams nas redes sociais, memórias no Google Fotos ou mensagens em vídeo de amigos e família. Quando o utilizador liga a funcionalidade, estas decorrem em tempo real, geradas no equipamento, sendo utilizáveis mesmo quando está com o modo avião ligado. Numa primeira fase, estas legendas dinâmicas estão disponíveis em inglês e disponível também no Android 14, como é explicado no blog da Google.

Outras novidades passam por funcionalidades práticas. O Google Drive utiliza a IA para fazer melhoramentos automáticos aos documentos. Por exemplo, um documento armazenado no serviço será otimizado em termos de contraste e ajuste de balanceamento de brancos, remoção de sombras ou desfocagens.

Se decidir partilhar um documento, pode aceder à nova possibilidade do Quick Share, que permite transferir também imagens e vídeos gerando um código QR. Desta forma já não precisa de inserir um email ou contacto para enviar os documentos.