O Android Nougat é, atualmente, a versão mais recente do sistema operativo móvel desenvolvido pela Google mas, ao contrário do que se passa na Apple, existe uma grande diversidade de smartphones e tablets a correr o OS. Em consequência a sua personalização que as marcas aplicam a cada um dos seus equipamentos, faz com que seja mais difícil para a Google manter todos os dispositivos atualizados.

Prova disso são os mais recentes números referentes à penetração no mercado do Android. O Nougat atingiu agora os 13,5% dos dispositivos ativos a nível mundial, uma subida de 2% face ao mês passado. No entanto, em março, recorde-se que o Android Nougat estava presente apenas em 2,8% dos dispositivos.

Tek Números Android

Com a próxima versão do sistema já em desenvolvimento - e quase concluída - é muito provável que o Nougat não chegue a 20% do mercado antes do lançamento da nova versão. Por outro lado, a versão Marshmallow também cresceu, estando agora presente em 32,3% dos equipamentos ativos no mercado.Consequentemente, o Android Lollipop tem perdido parte da quota, que desceu dos 30,1% para os 29,2% desde o mês passado.

Apesar de ser já mais antigo, o Android KikKat continua a ser bastante popular com 16% de presença em dispositivos móveis, um valor que continua significativamente acima da versão mais recente do sistema operativo.

É esperado que, com o lançamento de novos equipamentos marcados para muito breve (Note 8, LG V30, etc.) o número de equipamentos com o Android Nougat dispare em grande número, mas talvez não seja o suficiente para atingir a maioria do mercado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.