Deixando os seus propósitos perfeitamente claros à partida, a aplicação chama-se Companion e foi desenvolvida por um grupo de cinco estudantes da Universidade do Michigan.

A partir do momento em que descarrega esta app gratuita, o utilizador passa a poder introduzir o local de destino do percurso que irá fazer e escolher da lista de contactos um familiar ou amigo para acompanhá-lo virtualmente, ou seja, que receberá os alertas em caso de perigo ou as notificações de chegada em segurança ao destino.

Uma das principais vantagens é que não é obrigatório que os contactos escolhidos tenham a aplicação instalada no seu dispositivo móvel. Quando é o caso, os contactos recebem um link para acesso à Companion via Internet.

A localização do utilizador aparecerá num mapa em tempo real para que os acompanhantes possam ver, a qualquer momento, onde este está.

A aplicação conseguirá detetar os desvios no caminho, quedas, empurrões, corridas e nessas alturas pergunta por mensagem ao utilizador se está tudo bem. Se este não responder em 15 segundos a aplicação faz soar um alarme sonoro dissuasor e alerta os “guarda-costas” virtuais.

A Companion é gratuita e está disponível para Android e para iOS.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.