A ideia foi desenvolvida por Edward Snowden em conjunto com a Freedom of the Press Foundation e o Guardian Project e materializa-se numa aplicação para Android que utiliza o sensores dos telefones para tornar o equipamento num verdadeiro "cão de guarda".

A app Haven pode ser instalada num smartphone Android mais antigo e o objetivo é proteger o espaço pessoal de jornalistas de investigação e defensores dos direitos humanos, sem comprometer a sua privacidade. Mas também pode ser usado por qualquer pessoa que queira criar um dispositivo de segurança, para proteger o seu escritório ou a sua casa.

Este é um tema muito caro a Snowden que deixou de utilizar telemóveis para não ser espiado pelas autoridades e que tem feito investigação na forma como os diversos sensores dos terminais móveis podem ser usados para vigiar e monitorizar os seus utilizadores.

A Haven transforma o smartphone num equipamento de segurança que pode ser deixado junto do computador, ou em casa, e os sensores de movimento, som, vibração e detetores de luminosidade podem ser configurados para lançar alertas de entradas indesejadas ou movimentação de equipamentos.

A informação dos sensores é depois combinada com outras tecnologias de segurança, como a Signal e o Tor para aumentar o nível de proteção. Os dados podem ser gravados para visualização posterior.

A versão beta da app está disponível na loja da Google Play para download gratuito, mas vale a pena voltar a avisar para não a instalar no seu smartphone atual, usando antes um dispositivo mais antigo. Este é também um projeto open-source e está disponível no GitHub.

Os utilizadores de iPhone não foram esquecidos, como se refere no próprio site, mas a sugestão é que usem um telemóvel Android de baixo custo para instalar a app e transformarem num "Haven Device", mantendo o iPhone consigo, até porque é muito caro para usar como equipamento de vigilância.

No vídeo, partilhado no site do Haven, Edward Snowden explica a ideia que levou ao desenvolvimento da aplicação e mostra a forma como os sensores são usados nos telemóveis.