A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) apresentou ontem, 13 de janeiro, a sua nova aplicação interativa relativa ao centenário do organismo que tutela o futebol português. Esta é a primeira aplicação desenvolvida em Portugal para todos os ecrãs e foi criada em parceria com a Samsung, numa união de esforços que junta as duas entidades desde 2003.



A aplicação estará disponível de forma gratuita para smartphones e tablets Android, relógios e televisores inteligentes da Samsung e terá dez vídeos, cada um deles com dez minutos, onde se destacam os momentos mais relevantes da Seleção Nacional e dos clubes portugueses.



A aplicação conta ainda com um questionário interativo que vai medir a sabedoria dos adeptos portugueses relativamente aos momentos que marcaram a história do futebol nacional.



Frederico Viana, representante da Samsung Portugal, considerou a iniciativa como algo verdadeiramente “inovador” e afirmou que a “Samsung acaba de marcar um golo do meio-campo”.



“Estamos aqui hoje para assinalar cem anos de paixão pelo futebol em Portugal. Falamos de um desporto que, ao longo de um século, tem feito parte da vida dos portugueses. É também de inovação que falamos hoje e é por essa razão que faz sentido uma marca como a Samsung estar aqui com uma iniciativa tão inovadora. São cem imagens, cem minutos e mais de cem perguntas que nos vão mostrar porque o futebol está tão enraizado nas nossas vidas”, disse o executivo, citado pelo SAPO Desporto.



Já Luís Marinho, diretor estratégico da grelha de programação da RTP – outra entidade parceira da iniciativa e que disponibilizou os vídeos para a aplicação - definiu a situação como um “fascinante caminho da inovação” e considerou-se orgulhoso por o canal público poder fazer parte do projeto.



“A série poderá ser vista de uma forma tradicional nos canais da RTP, que apoiou a produção desta série fornecendo meios e imagens de arquivo que vão permitir ver, ou rever, as imagens mais marcantes do futebol nacional. É uma tarefa que nos orgulha tanto como se a produção fosse inteiramente da RTP. Nós sabemos estar onde e quando os nossos parceiros precisam de nós”, afirmou numa apresentação integrada no evento Football Talks.



Fernando Gomes, presidente da FPF, assinalou a ligação da instituição às redes sociais e lembra que o produto permitirá às próximas gerações recordar o passado do futebol português.



"Para a FPF, que está a comemorar os seus cem anos e sendo esses cem anos claramente um período marcante como instituição que representa a sociedade portuguesa de uma forma evidente e intensa, não poderíamos deixar passar este momento sem perspetivar e preparar o futuro das próximas gerações. Que os cem anos seguintes sejam ainda mais memoráveis que os anteriores”, disse o presidente da federação.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico