Chama-se "Queixa de estacionamento ilegal" e aquilo a que se propõe é simples: apresentar queixa de veículos mal estacionados formalizando o envio à polícia. Sempre que encontrem um carro em transgressão de estacionamento os utilizadores têm de preencher um formulário e juntar as imagens, enviando às autoridades, através de um email que fica preenchido com os dados introduzidos.

No texto publicado na app store da Google refere-se que "a Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada" e que "em Lisboa, entre janeiro e março de 2017, em apenas três meses, foram levantados 1332 autos com esta origem", mas a ligação é feita com uma notícia do Diário de Notícias, com data de maio deste ano.

O TEK não teve porém confirmação efetiva do seguimento das queixas por parte das autoridades, mas o processo de apresentação tem ainda algumas falhas, que são também reportadas por diversos utilizadores nos comentários na loja, nomeadamente do tipo de infrações que podem ser reportadas e na dificuldade de preencher corretamente todos os campos do formulário.

Os criadores deixam bem claro que esta é uma primeira versão, e que tem limitações que serão ultrapassadas à medida que a app evolui.

Uma das limitações é ainda geográfica, com a utilização circunscrita a algumas cidades, e não há indicação de quando poderá ser usada noutras zonas do país.

A app é grátis e pode ser descarregada na loja Google Play para dispositivos Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.