Descarregar aplicações em plataformas não oficiais é arriscado, mas o perigo também se esconde na loja digital da Google, apesar das medidas de segurança da gigante tecnológica. O mais recente relatório da Dr. Web dá conta de um novo conjunto de aplicações maliciosas na Play Store com mais de 2 milhões de downloads.
Os especialistas da empresa de cibersegurança começam por explicar que em setembro, o mundo do malware para Android esteve menos “ativo” em comparação com o mês anterior. No entanto, foram descobertas novas ameaças na Play Store ao longo de setembro, com foco em particular em aplicações infectadas com trojans.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Em destaque entre o conjunto de novas aplicações maliciosas incluem-se jogos que escondem trojans de adware que “inundam” os equipamentos das vítimas com anúncios intrusivos. Ao serem instaladas, as apps substituem os seus nomes e ícones por imagens transparentes no ecrã principal. Em certos casos, podem fingir ser uma cópia do Google Chrome.
Foram também detectadas aplicações que recorrem a trojans da família FakeApps, sobretudo apps financeiras, mas também jogos. Além disso, os especialistas da Dr.Web identificaram apps que escondem trojans da família Joker, que prometem emojis para mensagens e wallpapers.
Tem alguma destas apps? Apague já do smartphone
- Super Skibydi Killer
- Agent Shooter
- Rubber Punch 3D
- Rainbow Stretch
- Eternal Maze
- Cowboy’s Frontier
- Enchanted Elixir
- Fire Fruits
- Jungle Jewels
- Stellar Secrets
- GazEndow Economic
- FinancialFusion
- Financial Vault
- MoneyMentor
De acordo com a Dr. Web, as aplicações maliciosas identificadas já foram eliminadas da Play Store. Se tem alguma delas instalada no seu smartphone ou tablet Android o melhor é mesmo desinstalar e recorrer a uma solução de segurança para assegurar que o software malicioso é removido adequadamente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários