Hoje todas as pessoas certamente saberão que os telemóveis já fazem parte do ser humano, são extensões do seu próprio corpo. Mas ainda não se tinha provado cientificamente uma ligação direta entre o tipo de smartphone e o perfil psicológico de que o utiliza.

De acordo com um estudo realizado por um grupo de psicólogos da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, quatro em cada cinco adultos britânicos tem um smartphone, sendo que o mercado está divido entre os dois grandes sistemas operativos: iOS e Android.

As conclusões do estudo apontam para que os utilizadores do SO da Google tendem a ser homens, mais velhos, mais honestos, mais afáveis, menos propensos a quebrar as regras em prol do próprio benefício e menos importados com o estatuto social e com riqueza.

Por outro lado, os psicólogos inferiram que os utilizadores de iPhone são maioritariamente mulheres, mais novos que os utilizadores de Android, mais inclinados a olhar para os seus telemóveis como elementos de status social, mais extrovertidos, e que tendem a não coibir-se de utilizar dispositivos que sejam preferidos pela maior parte das pessoas.

O investigador David Ellis afirma que este é primeiro estudo que revela as ligações entre a escolha de um sistema operativo de um smartphone e a personalidade de quem o usa.

Por outro lado, Heather Shaw, também da Universidade de Lancaster, acredita que os smartphones são cada vez mais "versões miniatura" dos seus utilizadores.