Por toda a Internet há fenómenos de popularidade difíceis de explicar. Por estes dias surgiu mais um, que se está a destacar pela capacidade de irritar utilizadores do smartphones Android e iOS um pouco por todo o mundo.



O efeito de Flappy Bird é tão contagiante que a juntar às péssimas críticas nos mercados de aplicações, acontece o mesmo na imprensa. Mas, o curioso é que o jogo se transformou num fenómeno de popularidade. Lidera o top de downloads no iOS e está entre os mais descarregados também na loja de aplicações para Android.



O jogo é de plataformas, a fazer lembrar os cenários do Super Mario. É uma combinação que não sendo original podia funcionar bem, se também lá estivesse outro ingrediente: a capacidade de permitir que um novo utilizador vá progredindo na plataforma, de forma a manter o interesse no desafio. Mas isso não acontece.



A sensação mais descrita pelos jogadores (experimentada também na redação do TeK por diversos voluntários) é por isso a irritação, pela dificuldade de transpor os primeiros obstáculos. É um sentimento que pode comprometer o entusiasmo com o desafio nas primeiras (muitas) tentativas, mas atiça a vontade de continuar a tentar e tem tornado o jogo numa app irritantemente viciante.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico