A Google quer que as passwords tenham cada vez menos peso na experiência dos utilizadores e é por isso que vai abrir os processos de autenticação às impressões digitais. Agora, se tiver um equipamento Android, poderá recorrer ao sensor biométrico para aceder às contas que tem nos serviços web da empresa. Em alternativa, os PINs também vão passar a ser utilizados.
Esta é a primeira vez que a Google abre a autenticação biométrica às versões web dos seus serviços. A mecânica só estava disponível em algumas aplicações, até à data.
A autenticação biométrica está disponível online através do Chrome para Android. Para configurar a funcionalidade na sua conta Google, consulte este link. É também possível pré-definir um outro método de autenticação, como PINs ou padrões.
Por esta altura, a funcionalidade está disponível apenas num conjunto selecto de equipamentos. O que ainda não está disponível é uma integração plena entre smartphone e desktop que permita utilizar o sensor biométrico do primeiro para desbloquear uma conta Google no segundo.
Nos próximos dias, o sistema deverá chegar a todos os smartphones com Android 7.0 ou superior. Todas estas versões permitem que o equipamento Android funcione como chave externa de segurança, o que pode despoletar uma atualização como a que mencionamos acima.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Toyota bZ4X: A atualização profunda que muda (quase) tudo no modelo elétrico japonês -
Site do dia
Mantenha o histórico de navegação sempre limpo com a extensão Click&Clean -
App do dia
Não perca os momentos mais importantes das reuniões. A nova app da Krisp tira notas por si -
How to TEK
Como utilizar a voz para controlar o Windows 11 e ditar texto no computador?
Comentários