Uma investigação da Check Point lançou esta semana o pânico entre os utilizadores da plataforma Android. A empresa de cibersegurança revelou que uma falha em cerca de 900 milhões de smartphones e tablets com o sistema operativo da Google que operam sobre processadores da Qualcomm estariam vulneráveis a ataques informáticos. A falha, chamada QuadRooter, permitia que hackers pudessem ganhar controlo sobre estes dispositivos.

Mas a Google diz agora que a sua funcionalidade Verify Apps, que, segundo o site Android Central, faz parte do pacote de Google Play Services e que está predefinida nas versões 4.2 do Android e superiores, identifica, bloqueia e remove este tipo de vulnerabilidades.

De acordo com esta informação, o site indica que mais de 90% dos dispositivos Android conseguem bloquear automaticamente a ação deste exploit. Os restantes aparelhos, com sistemas operativos abaixo do Jelly Bean, podem ativar a verificação e aplicações nas definições de segurança da Google.

Como podemos verificar, o susto que a descoberta do QuadRooter pregou aos utilizadores Android pode ter sido mero fogo-de-vista. No entanto, não deixa de ser uma situação que merece atenção e que alerta para o facto de que, mesmo com funcionalidades de deteção e remoção de vulnerabilidades, as falhas não deixam de existir. Mas, como fez a Google, mais vale prevenir do que remediar.