As mudanças só serão visíveis para os utilizadores, quando o sistema operativo dos smartphones da Samsung for atualizado para a versão One UI 6.0, baseada no Android 14, o que acontecerá nos próximos meses, mas são boas notícias para a experiência de utilização nos Galaxy.

A Google decidiu trabalhar de perto com os fabricantes de equipamentos que usam o sistema operativo Android, para melhorar a gestão de aplicações em segundo plano e a Samsung, líder de mercado, é a primeira marca com quem vai colaborar.

As apps em segundo plano podem continuar a gastar recursos do sistema, porque embora não estejam em destaque no ecrã, continuam a realizar tarefas, como atualizar o email, seguir uma localização, procurar mensagens, entre outras tarefas. Para ganhar eficiência e aumentar a autonomia dos equipamentos, os fabricantes cortam o acesso aos recursos que permitem manter estas tarefas em execução em segundo plano.

Em resultados, as apps deixam de funcionar corretamente e a experiência do utilizador sai prejuducada, sobretudo porque cada fabricante segue as suas próprias regras para gerir apps em segundo plano, ainda que o Android já tivesse algumas diretrizes nesta área.

Para tentar minimizar o problema, que é antigo e uma das grandes queixas em relação ao sistema operativo, a Google integrou um conjunto de novidade no Android 14, para endereçar este tema e tentar assegurar uma melhor gestão dos recursos do sistema operativo.

A nova política de APIs do Android define regras mais claras para o funcionamento de cada app. O objetivo é que fabricantes e programadores passem a segui-las sem exceções e que apenas as apps que não seguirem as diretrizes sejam penalizadas, com o corte de recursos essenciais para funcionar a 100%.

Para isso, o Android 14 traz novas opções para que os programadores possam identificar os tipos de serviços em primeiro plano e para tipificar esses pedidos, garantindo que as aplicações só serão restringidas quando não são necessárias. A parceria com a Samsung vai alinhar as novas regras do Android 14 com a próxima versão da interface de utilizador da fabricante.

Como já referimos, quem usa Samsung Galaxy começará a ver estas mudanças quando o sistema operativo for atualizado nos equipamentos, mas também quando as apps passarem a estar alinhadas com os recursos da nova versão do Android.