A Google permitiu que um jogo, em que era possível escravizar pessoas, fosse disponibilizado na Play Store. A app transportava os jogadores para o Brasil colonial do século XVII e permitia que estes se tornassem esclavagistas, comprassem e vendessem pessoas e as punissem violenta e sexualmente, segundo descreve o The Washington Post. Por oposição, era também possível seguir uma via abolicionista que culminava no fim da escravatura.
"Simulador de Escravidão" esteve disponível para download desde o passado dia 20 de abril, mas foi eliminado na passada quarta-feira, dia 24 de maio. Magnus Games, a empresa responsável pelo jogo, foi banida da Play Store.
Orlando Silva de Jesus Júnior, deputado federal, juntou-se à Unegro, uma ONG especializada em assuntos raciais, para processar a Google. A queixa alega que a empresa violou uma lei antidiscriminatória da justiça brasileira.
"É inacreditável que, num país onde o racismo é crime, num país que sobreviveu às feridas da escravatura, uma plataforma digital faça um jogo tão macabro e tão bárbaro quanto este", afirmou Orlando Júnior em debate no Congresso nacional.
A queixa refere que algumas das avaliações deixadas na Play Store elogiavam a app, indicando que se tratava "de um ótimo jogo para passar o tempo, embora carecesse de melhores opções de tortura". Outro utilizador comentou que o jogo encenava "o que gostaria de fazer na vida real".
Em resposta, a Google defendeu que a sua loja segue um "robusto conjunto de políticas desenhadas com o intuito de manter todos os utilizadores seguros" e que "todos os developers devem segui-las".
"Não permitimos apps que promovam a violência, incitem o ódio contra indivíduos ou grupos com base na sua raça ou origem étnica, ou que retratem e promovam situações gratuitas de violência ou outras atividades perigosas", sublinhou um porta-voz da empresa, em declarações ao jornal norte-americano. "Quando encontramos situações de incumprimento, tomamos as medidas necessárias. Em casos graves, tomamos medidas mais severas".
Antes de ter sido eliminado da loja, o jogo foi descarregado mais de mil vezes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Daily Tally quer ajudá-lo a ouvir o inconsciente e a controlar o seu destino -
App do dia
Eggy Party é um battle royale bem-disposto e colorido -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários