Não é só aquando da chegada de uma nova versão do Android que o sistema operativo ganha novas funcionalidades. A Google deu a conhecer seis novidades que, segundo a tecnológica, vão tornar o seu smartphone Android mais seguro e mais conveniente.

A primeira novidade chama-se Password Checkup. Esta funcionalidade vai fazer com que o seu smartphone consiga alertá-lo para a possibilidade de a sua palavra-passe ter sido comprometida na sequência de um ataque informático. Para tal, basta ter a sua password guardada no sistema de gestão da Google - quando a empresa detetar que a mesma estava incluída numa base de dados comprometida, receberá uma notificação que sugere que a altere.

A Password Checkup vai chegar a todos os equipamentos com Android 9 ou superior.

No capítulo da conveniência, poderá agora contar com o agendamento de mensagens. Isto significa que pode escrevê-la antes de se ir deitar e agendar o seu envio para as 5h00 da manhã do dia seguinte para garantir que o SMS chega ao destino sem que tenha de acordar propositadamente para a remeter. Desta forma, o processo automatiza-se para as mais de mil milhões de pessoas que já utilizam o Messages.

A empresa sublinha que esta opção pode ser bastante útil para quem queira manter contacto com familiares, amigos ou clientes que estejam noutro fuso horário. O agendamento vai ser possível em breve nos smartphones com Android 7 ou superior.

Para os utilizadores invisuais, a gigante tecnológica vai lançar o TalkBack, uma funcionalidade que almeja tornar o Android mais acessível. Com este novo sistema de navegação, não é sequer preciso olhar para o ecrã para conseguir interagir com o software - basta fazer tap, swipe e scroll e ouvir o sistema responder por áudio para nos situarmos na experiência.

A empresa trabalhou com pessoas invisuais para aferir o que é que fazia falta ao Android para ser mais acessível e foi na sequência desses encontros que nasceu um leque de controlos gestuais mais intuitivo, o menu unificado, entre outras coisas.

O TalkBack já está disponível na Play Store para download, mas se tiver as apps de acessibilidade do Android instaladas, terá apenas de as atualizar para poder aceder ao sistema.

Se tiver as mãos ocupadas, também pode fazer mais com o seu smartphone. Utilizar a sua voz para fazer chamadas, definir alarmes e iniciar a reprodução de música já eram tarefas possíveis (e recorrentes), mas, agora, pode também pedir ao Google Assistant que envie uma mensagem, por exemplo, mesmo quando o telefone se encontra bloqueado e longe de si. Para simplificar esta experiência de interação, poderá ligar um novo ecrã de bloqueio que lhe sugere tarefas personalizadas para comandar ao seu assistente pessoal.

No carro, onde as mãos devem permanecer no volante, pode agora ordenar o lançamento de um jogo que o ajude a passar o tempo no trânsito, através do Android Auto.

Em adição, este modo de condução vai também dar-lhe acesso a atalhos personalizados, para que possa aceder a diferentes partes do seu telefone sem que tenha de se distrair muito com o mesmo. Caso tenha um computador de bordo com dimensão suficiente, pode até utilizar o Android Auto em ecrã dividido, para que continue a ter acesso às opções de multimédia enquanto tem o Google Maps ativo.

A última novidade é mesmo sobre o Google Maps que pode ser consultado em dark mode e ajudá-lo a poupar a bateria do seu telemóvel.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.