A Google aproveitou o primeiro dia oficial do Mobile World Congress para anunciar que o seu assistente pessoal vai passar por uma fase de remodelações. Estas mudanças vão começar por adicionar suporte para sete novas línguas (hindi, tailandês, indonésio, dinamarquês, norueguês, sueco e holandês), elevando para 15 o número de idiomas disponíveis. A meta estabelecida para atingir até ao fim de 2018, é de 30.

A transformação mais substancial é o novo sistema de integração com aplicações externas, a que a tecnológica chamou Android Link. O programa consiste numa plataforma que facilita a criação de ações e correspondentes comandos de voz, que permitem operar apps através do Assistant.

Na prática isto significa que será possível, em breve, pedir um Uber apenas com um comando de voz ou procurar por um lugar de estacionamento através de uma interação oral com o Google Assistant. Se estiver a conduzir, este sistema vai ser útil para o manter focado na estrada, mas mesmo fora deste cenário, a interação fica facilitada, uma vez que suprime vários passos necessários à operação de uma app.

O Android Link vai ser disponibilizado a programadores ao longo das próximas semanas.

tek assistant

A estas novidades junta-se ainda um novo sistema de memória virtual, que regista todos os dados de outras apps analisados pelo Assistant. Esta funcionalidade vai servir para memorizar moradas que podem ser utilizadas para completar o seu pedido por um Uber ou horários de entrada e saída do trabalho, para ajustar as sugestões de transportes públicos para o seu próximo destino.

Com o aproximar da próxima edição do Google I/O, é possível que venhamos a conhecer estes novos sistemas mais a fundo por altura do evento que, este ano, se realiza entre 8 e 10 de maio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.