Há uma maneira de fazer com que um telemóvel ou tablet parece novo durante vários anos: dando-lhe diferentes visuais. Mas desde o lançamento do Android Ice Cream Sandwich, a versão 4.0, que a Google manteve um visual estável e que pouco evoluiu. As aplicações móveis da tecnológica de Mountain View sofreram bastantes alterações e isso ajudou a manter a dinâmica do sistema operativo.



Mas eis que é chegada a hora de dar de novo um abanão no Android. No outono deste ano vai ser disponibilizada a L-Release, a próxima versão do Android que terá um nome de doce começado por L. Pelo corte que representa com as versões atuais, é possível que venha a ser designado de Android 5.0.



O TeK detalhou ontem quais as principais novidades da futura versão do sistema operativo móvel: o Android vai usar mais cores, mas de forma mais sólida e mais compacta; vai ter mais animações de transição; vai dar feedback visual aos utilizadores das ações que são executadas; vai ter um efeito de profundidade através do destaque de determinadas informações que vão parecer “flutuar”; há novos botões virtuais; há um novo sistema de notificações. E isto apenas ao nível visual.



Existem ainda novidades ao nível da segurança e de outras funcionalidades, como um gestor de emergência para quando a bateria do smartphone está quase a chegar ao fim. Aos programadores estão prometidas mais de 500 novas API.



Mas mais do que ler, veja a seguir como vai ser o novo Android:

Pode ainda recordar os principais anúncios da conferência de abertura do Google I/O:



- Google Fit é a plataforma que vai reunir os dados de saúde dos utilizadores

- Google vai atrás dos mercados emergentes com o ecossistema Android One

- Android Wear: a miniaturização do sistema operativo mais popular do mundo

- Relógios Android da LG e da Samsung ficam disponíveis hoje
- Google redobra atenção ao mercado da televisão e apresenta a Android TV

- Google Fit é a plataforma que vai reunir os dados de saúde dos utilizadores


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.