O facto de existirem aplicações para tudo, não significa, obrigatoriamente, que existam boas aplicações para tudo. A Radon é uma aplicação pensada para servir um pormenor, mas aquilo que se propõe a fazer, faz bem.

Esta app dá-lhe uma das formas mais rápidas de partilhar links entre dispositivos próximos. E descarregá-la significa poupar o tempo que ainda utiliza a seleccionar o URL, copiar, sair da aplicação, entrar na aplicação de mensagens e enviar o link. 

Com a Radon, a partilha requer apenas que os equipamentos (sim, pode enviar para vários telemóveis em simultâneo) de destino estejam próximos e que tenham a aplicação aberta, fazendo lembrar o S Beam da Samsung. 

No entanto, ao contrário dessa funcionalidade, esta app não recorre ao NFC para concretizar transferências, mas sim a uma combinação de sinais Bluetooth, Wi-Fi e ultrasons, o que permite o envio instantâneo dos conteúdos sem necessidade de emparelhamento ou de ligar os dispositivos todos na mesma rede de internet. 

A articulação desta tecnologia entre vários tipos de sinais de conectividade é permitida graças ao Nearby API ("próximo", em português), que a Google desenvolveu para permitir a contextualização digital dos aparelhos Android com os sinais emitidos nas proximidades. E, apesar de ainda não suportar a transferência de grandes ficheiros, a Radon pode tornar-se bastante útil na partilha de dados mais pequenos com grupos de várias pessoas em reuniões de trabalho, por exemplo.

A aplicação é gratuita e já pode ser descarregada na Play Store.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.