O Facebook Home foi lançado na sexta-feira, 12 de abril, no Google Play para um número limitado de smartphones: HTC One, HTC One X, Galaxy S III, Galaxy S IV e Galaxy Note II. Mas não foram precisas muitas horas para que os programadores dessem a volta ao software da aplicação para que possa ser instalada em quase todos os smartphones Android.

Os louros do feito vão para Paul O'Brien do fórum MoDaCo que criou uma versão especial do APK do software que bloqueia o reconhecimento do hardware onde está a ser instalado. O processo é simples e rápido: basta desinstalar as aplicações originais do Facebook e Facebook Messenger que estejam no telemóvel e substituí-las pelas apps alteradas por Paul O'Brien.

Em alguns casos as aplicações do Facebook vêm instaladas de origem e a desinstalação está bloqueada pelo sistema operativo - apenas nestes casos é que os utilizadores precisam de rootear o telemóvel para remover a aplicação da rede social.

Caso esteja interessado, fique a saber que o processo de root implica a perda de garantia do telemóvel mas é reversível e que o XDA-Developers é o local onde pode encontrar o melhor apoio para executar a tarefa. Em alternativa existem tutoriais no Youtube que também ajudam a aceder ao telemóvel com direitos de administração.

Para quem o root é desnecessário, basta aceder à opção "segurança" nas definições do telemóvel e selecionar "permitir a instalação de aplicações a partir de fontes desconhecidas". A seguir é preciso fazer o download dos ficheiros Facebook katana, Facebook Messenger orca e Facebook Home patched que podem ser encontrados na publicação de Paul O'Brien.

Estes ficheiros têm cerca de 30MB de tamanho pelo que o mais aconselhável é fazer o download diretamente do smartphone Android através de uma rede Wi-Fi ou transferir primeiro os APK pelo computador e depois passar para o telemóvel através do cartão de memória ou cabo de dados.

Depois de instaladas é preciso autenticar com as credenciais de utilizador e nas definições da app do Facebook a opção Home vai ficar disponível. O TeK já experimentou e comprova que o método funciona.

[caption]Facebook Home[/caption]

Nos fóruns especializados existem utilizadores a reportarem alguns bugs, como o envio de SMS pela aplicação do Messenger, mas o restante ecossistema de aplicações incluindo o Home parecem estar a funcionar sem problemas de maior.

O Facebook Home, a grande aposta da rede social de Mark Zuckerberg para o segmento móvel, foi apresentado no início de abril e vem instalado de origem no HTC First. Uma das principais funcionalidades, os Ícones de Chat, também ficaram disponíveis na sexta-feira passada na aplicação Facebook Messenger.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.