A equipa que deu corpo à ideia formou-se no âmbito da cadeira de Processos de Gestão e de Inovação da Licenciatura em Engenharia Informática, da Universidade de Coimbra, e Inês Valentim foi a porta voz da resposta ao TeK onde adianta que a oportunidade surgiu quando deram conta de que "vários elementos da equipa tinham emprestado diversos bens (pequenas quantias em dinheiro, livros, etc.), mas já não conseguiam associar cada empréstimo à respetiva pessoa. O LoanLab tem como objetivos não só evitar este tipo de esquecimentos, mas também evitar atrasos nas entregas, sendo possível anotar uma data limite para devolução".
Por enquanto o LoanLab está disponível apenas para plataformas Android, até porque a equipa decidiu focar-se numa única plataforma para que o produto final tenha uma melhor qualidade, mas não está afastada a possibilidade de portar a app para iOS e Windows se houver interesse dos utilizadores.
O desenvolvimento da app feito sem qualquer tipo de apoio (material ou outro) e de forma autodidata, não existindo objetivos económicos. O propósito é "disponibilizar uma ferramenta que facilite o quotidiano dos seus utilizadores, ao mesmo tempo que consolidamos conhecimentos sobre novas tecnologias e experienciamos novos desafios", refere a mesma aluna.
A app permite anotar os bens emprestados, mantendo uma lista na qual a data de devolução ajuda a saber quando recuperar o que cedeu a amigos ou colegas. Mas é bom que a ista não seja demasiado grande...
O LoanLab pode ser descarregado gratuitamente da loja Google Play.
O vídeo que reproduzimos abaixo explica o funcionamento da app.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários