Para poder apresentar as suas sugestões, a aplicação Participo.eu disponibiliza um mapa de Portugal. Através de uma publicação de uma fotografia do local para o qual se tem uma proposta, sugestão ou reclamação, acompanhada de um pequeno texto explicativo e da localização GPS do telemóvel, pode registar a sua opinião.

A app foi desenvolvida por um arquiteto e urbanista atualmente a tirar o doutoramento em Sociologia na Universidade da Beira Interior (UBI), Henrique Oliveira. Neste projeto, integrou-se a possibilidade de as entidades públicas, como é o caso de juntas de freguesia ou municípios, aderirem ao sistema, recebendo por email a notificação das questões apresentadas em relação à sua área de atuação.

“A aplicação poderá também ser utilizada por associações de moradores ou outros grupos que, de forma semelhante às autarquias, poderão contratar, a custo muito reduzido, o serviço de notificação das publicações relativas à sua área de interesse”, explica a UBI num comunicado enviado à agência Lusa.

Ao nível da privacidade, a aplicação assegura que as participações são anónimas e não são públicas. Para breve está previsto que seja possível criar perfis e visualizar as publicações dos outros utilizadores.

A aplicação está disponível para equipamentos Android na PlayStore da Google e é gratuita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.