
Há dois meses o Android Marshmallow estava em 2,3% dos dispositivos equipados com o sistema operativo. O mês passado chegou a 4,6% e atualmente está em 7,5% dos equipamentos que nos últimos dias “passaram” pela Google Play. Mas o percurso até ao topo da pirâmide ainda pode ser longo, mostrando mais uma vez que o grande trunfo do ecossistema Android também é uma das suas maiores fragilidades.
O Android 6.0 foi lançado pela Google em outubro do ano passado. Seguindo a tradição chegou primeiro a dispositivos Nexus, da própria Google. Progressivamente deve espalhar-se ao resto do ecossistema Android, mas a viagem tem sido longa porque muitos fabricantes optam por não promover a atualização dos modelos que já têm no mercado e reservar essa evolução para os novos produtos. Quando decidem fazê-lo têm pela frente um processo que pode ser longo.
Daqui resulta uma enorme diferença na comparação com o iOS. Quando a versão 9 do sistema operativo móvel da Apple foi lançada, em poucos dias chegou a 11% do parque de dispositivos da marca, que na sua maioria oferecem a possibilidade de atualização e a disponibilizam quase imediatamente ao utilizador. Sem controlar o parque de equipamentos que usa o Android, como faz a Apple, a Google não consegue a mesma rapidez, até porque cada fabricante vai ter de testar a nova versão nos seus equipamentos, antes de a disponibilizar. Isso explica a demora no crescimento de cada nova versão e na generalização do acesso às novidades e inovações que aí são integradas.
Os dados agora divulgados são estatísticas da própria Google, produzidas tendo em conta os acessos à loja de aplicações Google Play na semana terminada a 2 de maio. Também mostram que o Lollipop, antecessor do Marshmallow, continua a liderar e está atualmente em 35,6% dos dispositivos com Android. Logo a seguir surge a versão lançada antes dessa, a KitKat, que mantém uma quota de 32,5%.
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