Apesar do recente lançamento dos novos Galaxy Z Fold3 e Z Flip3, a Samsung não quer deixar para trás os seus clientes que ainda usam os anteriores modelos de smartphones dobráveis da marca. A nova atualização do seu sistema operativo One UI 3.1.1, baseado em Android e lançado de raiz nos novos modelos, introduz algumas das novas funcionalidades aos modelos antigos.

Nesse sentido, a segunda versão do Fold, assim como o Z Flip, juntam-se aos equipamentos atuais no acesso às funcionalidades Drag & Split. Mesmo o modelo original do Fold, o primeiro dobrável da Samsung, vai receber a atualização, embora apenas daqui a uma semana.

A funcionalidade permite tocar e arrastar um endereço de um website, abrindo-o lado a lado da mensagem original ou outra página. Esta funcionalidade torna-se útil quando está a comparar preços durante as compras online, por exemplo, para que não esteja sempre a alternar entre as janelas. A funcionalidade é compatível com diversas aplicações, tais como o Samsung Notes, My Files, Messagens, MS Office, OneNote, OneDrive, entre outras.

Veja na galeria imagens do One UI 3.1.1:

Já as funcionalidades Multi-Active Window e Natural Window Switching aplicam-se apenas aos três modelos Fold, permitindo colocar até três apps em simultâneo no ecrã, ordenados como entender. Na nova versão do One UI pode ajustar tanto a altura como a largura das janelas mediante o gosto do utilizador. Quanto ao Natural Window Switching, que torna as transições entre janelas mais rápidas e intuitivas, com a nova versão, a janela que quer mover vai aparecer quando pressiona no seu topo, para que seja mais fácil arrastar para o local desejado.

Também nos três modelos Fold, a nova atualização melhora a experiência de utilização das aplicações, sejam elas utilizadas numa orientação vertical ou horizontal. Assim, a experiência será mais suave, na transição de posição, diz a Samsung. A funcionalidade Rotate All Apps vai obrigar as apps a encaixarem-se numa UX capaz de se adaptar à perspetiva horizontal ou vertical. Quando a funcionalidade está ativa, mesmo as aplicações produzidas com uma perspetiva vertical podem ser rodadas 90º.

No comunicado, a Samsung refere ainda o modo Flex, que coloca o conteúdo de vídeo num dos lados do ecrã, enquanto no outro estão as opções de reprodução. A opção evita assim sobreposições dos controlos no vídeo, quando estes podem ser manuseados à parte. A funcionalidade Taskbar permite prender as apps no lado do ecrã principal, para que possa ter acesso instantâneo às que mais utiliza.

De recordar que a Samsung revelou também a funcionalidade “Protect Battery”, encontrada na secção de definições dos novos modelos dobráveis, que tem como objetivo proteger a bateria dos equipamentos a longo prazo, limitando o seu nível de carga até aos 85%.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.