Em 2017 a Microsoft lançou a Seeing AI, uma aplicação para ajudar pessoas com dificuldades ou deficiências visuais a “ler” o mundo ao seu redor. Esta aplicação gratuita recorre a inteligência artificial e à câmara do smartphone para narrar o mundo, permitindo, por exemplo, ler textos impressos e documentos, identificar uma variedade de produtos e descrever fotografia e imagens.
Como explica a Microsoft, com o lançamento na Play Store da Google, a aplicação conta agora com suporte a 18 idiomas, numa lista onde a língua portuguesa está incluída. Os planos da tecnológica passam por aumentar o número de línguas suportadas para 36 já em 2024.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
A Seeing AI para Android chega também com as novas funcionalidades de IA generativa que foram incluídas recentemente na versão para iOS. Entre elas incluem-se descrições mais detalhadas de fotografias, mas também mais possibilidades de interação durante a leitura de documentos.
Esta última funcionalidade suporta conversas de voz, permitindo fazer perguntas ou até pedir à aplicação para que faça um resumo de documentos ou artigos.
“Há mais de três mil milhões de utilizadores ativos de Android e trazer a Seeing AI para esta plataforma vai dar a mais pessoas cegas e com dificuldades visuais a oportunidade de usarem esta tecnologia no seu dia a dia”, afirma Saqib Shaikh, fundador e responsável pelo projeto da Seeing AI na Microsoft.
A aplicação pode ser descarregada gratuitamente e está disponível na Play Store, para Android, e na App Store, para iOS.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Guarde o que vê na internet e registe ideias rapidamente com a extensão do Evernote -
App do dia
Farto de fotografias desalinhadas? Griddr. ajuda a encontrar o enquadramento ideal -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários