Quem nunca jogou com slime, as massas gelatinosas, elásticas e pegajosas, que fazem as delicias das crianças e são o terror das mães que gostam de ter sempre tudo limpinho? Agora não precisa de sujar as mãos e pode levar a sua gosta através de vários mundos com o jogo SlimyLeap.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

O jogo de plataforma em pixel art e foi criado por Blazej Cholinski, um jovem polaco de 17 anos que partilhou com o TEK Notícias a informação da sua primeira aplicação, disponível no Google Play e no seu site.

"Desde criança que sou fascinado por programação e videojogos. Ainda me lembro de Rayman Origins, o primeiro jogo de plataformas que joguei quando era mais novo. Desde então, sonho em criar e publicar o meu próprio videojogo", explicou em entrevista.

Ainda no ensino primário frequentou uma escola de programação, a Petra, e aprendeu C++ na escola secundária mas os conhecimentos de Unity e Godot, que usou para desenvolver a app, foram adquiridos por iniciativa própria, usando recursos da Internet. Também compõe e por isso é dele a música dos jogos.

O SlimyLeap é o primeiro jogo que publica nas lojas de apps, mas não é o primeiro que criou. "Os meus primeiros jogos foram criados em Java quando ainda estava na escola primária. No liceu, fiz três jogos usando o Unity, mas não os publiquei para um público maior. Em maio passado, faltava um ano para os exames finais do ensino secundário (o exame Matura polaco), o que me fez pensar: "Agora ou nunca". E assim, comecei a desenvolver o SlimyLeap", descreve.

Agora a prioridade é passar o exame de fim de curso, o Polish Matura, mas continua a desenvolver o SlimyLeap e já tem previstos novos níveis e skins e correção de bugs. Nos planos está também o desenvolvimento de uma versão para iOS.

Jogar para salvar uma gosma corajosa

O SlimyLeap não tem grandes segredos, mas é preciso destreza para conseguir sobreviver e passar de nível. Tudo começa com o lançamento da pequena gosma que vai passando obstáculos numa corrida que vai acelerando, e o objetivo é manter-se vivo durante mais tempo, passando por cenários de campos relvados, selvas densas e montanhas, com novos níveis para desafiar os mais competentes.

É preciso correr e saltar para fugir dos adversários e ultrapassar obstáculos, mas também para escapar a uma névoa vermelha rastejante que persegue o Slime e que pode ser a morte do personagem principal do jogo.

Veja as imagens

O sistema de controle é semelhante ao popular Angry Birds mas segue a mesma linha de outros jogos clássicos de plataformas.

O vídeo mostra o SlimyLeap em ação

O jogo SlimyLeap pode ser descarregado gratuitamente para Android na loja Google Play e já está disponível também na Steam.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação sobre o programador de 17 anos em resposta a uma pequena entrevista do TEK Notícias. Última atualização 28/12 às 22h29