A Comissão Europeia quer saber como é a relação da Google com os fabricantes parceiros, sobretudo ao nível da imposição de regras relativamente ao Android. O organismo europeu desconfia que a gigante norte-americana está a ter atitudes que colocam em causa as regras da concorrência.



Escreve o The Wall Street Journal que as empresas já receberam um questionário mais extenso com questões sobre a relação com o Android da Google e que este é de resposta obrigatória. Este não será é o primeiro conjunto de questões enviadas pela CE a empresas como a Samsung, Sony, HTC ou LG.



De acordo com informação da publicação, as tecnológicas devem fazer acompanhar as respostas de toda a documentação possível que justifiquem as escolhas feitas e que devem, se possível, abranger os acordos estabelecidos desde 2007.



A Comissão Europeia tem fortes suspeitas de que a Google está a usar a grande popularidade do Android para promover os serviços próprios – aplicações o Drive, Maps, Chrome ou YouTube -, ao mesmo tempo que pode estar a impedir o crescimento de serviços das empresas parceiras.



Um dos pontos da investigação também está relacionado com o facto de a Google instalar um pacote pré-definido de aplicações como forma de minimizar a fragmentação que existe no Android ao nível do sistema operativo propriamente dito. A CE quer saber de que forma os fabricantes têm lidado com este facto e que respostas têm tido da gigante dos motores de busca.



As respostas aos inquéritos do regulador europeu devem ser entregues até ao dia 12 de setembro, altura em que as mesmas começam a ser avaliadas.



Caso hajam claros indícios de que a Google pode estar a violar as regras europeias da concorrência, então será de esperar que a CE avance para uma investigação mais aprofundada do caso. Mas tal nunca deve acontecer antes da tomada de posso dos novos comissários europeus, sendo que o novo caso já deve ficar a cargo do sucessor do atual comissário europeu para as questões da privacidade, Joaquín Almunia.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.