Para não entregar os 30% de lucro de royalties à Google pela utilização da plataforma de distribuição digital Google Play, a Epic Games decidiu que a versão Android de Fortnite seria distribuído em canal próprio. Medida que propõe também uma aproximação mais direta aos seus fãs e clientes.

A decisão pode ser lucrativa para a Epic Games, que adiciona “mais uns” milhões na estrondosa faturação do jogo, tal como tem acontecido com as outras plataformas. Ainda assim, esta decisão não está a ser bem-vista pelos especialistas em segurança. A ESET considera que o facto do jogo não ser distribuído no Google Play representa um risco para a segurança dos utilizadores. A empresa refere que a loja digital da Google é uma garantia de segurança, havendo mais riscos quando se efetua download a partir de outros sites, onde não existem controlos de segurança implementados.

A explosão de sucesso e a febre que o jogo tem gerado fez com que os utilizadores, sobretudo os mais jovens, procurassem uma versão de Fortnite pela internet, quando esta nem sequer ainda estava disponível oficialmente. A ofertas falsas de Fortnite na versão Android levaram os utilizadores a infetar os seus dispositivos com aplicações maliciosas. A ESET considera que o lançamento de Fortnite fora da Google Play pode representar uma grande oportunidade para os cibercriminosos agirem e criarem malwares que contaminam os smartphones utilizados para fazer o download de ficheiros falsos.

“Sem o Google Play como intermediário, os utilizadores terão de fazer uma instalação manual do jogo, o que por si só elimina algumas das medidas de segurança oferecidas pelo Android. É expectável que muito utilizadores procurem obter o jogo através de pesquisas no Google, o que pode significar acabar numa página com conteúdo perigoso,” afirma Nuno Mendes, CEO da Whitehat, representante exclusivo da ESET em Portugal.

Por fim, a ESET recomenda que os utilizadores tenham cuidado na escolha da fonte para fazer o download do jogo e que optem apenas por obtê-lo através do site oficial de Fortnite.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.