O mercado de smartphones de luxo parece estar longe de esgotar o interesse e as possibilidades, colocando a fasquia bem acima dos modelos de topo de gama "normais" que chegam a custar mais de 900 euros.

A Vertu, uma antiga subsidiária da Nokia, é uma das fabricantes que se especializou neste nicho de mercado e conta com mais de 3.600 clientes em todo o mundo, angariados em 10 anos de existência.

Mesmo não avançando com modelos de smartphones em ouro e com diamantes incrustados, que fazem parte dos ícones nesta categoria, a Vertu apresenta agora um novo modelo com sistema operativo Android e um preço a rondar os 9 mil euros.

O Vertu Ti é o primeiro modelo da marca com o sistema operativo "económico" da Google, contrariando a ideia da plataforma de se tornar na melhor oferta do mundo móvel acessível para todas as carteiras.

Fabricado à mão no Reino Unido, o smartphone tem um preço entre os 7.900 e os 9.500 euros, e aparentemente poucas características o distinguem dos modelos que qualquer utilizador pode comprar nas lojas a cerca de 300 ou 400 euros. Excepto os acabamentos de luxo.

A marca destaca sobretudo o design, com assinatura de um artesão que monta manualmente 184 peças que constituem o equipamento, todas feitas no Reino Unido.

[caption]Vertu TI[/caption]

Mas não é por ser luxuoso que o Vertu TI não aposta na robustez. O invólucro em titânio é cinco vezes mais resistente dos que os "vulgares" smartphones. Pelo menos assim o afirma a marca...

[caption]Vertu TI[/caption]

O ecrã, com umas meras 3,7 polegadas, é de cristal e é apresentado como virtualmente à prova de riscos... E a Vertu garante que é quatro vezes mais resistente do que os concorrentes.

[caption]Vertu TI[/caption]

O som foi trabalhado com a Bang & Olufsen, mas isso também não é propriamente uma estreia...

Quanto às outras características, nada de especial a destacar. A versão do sistema operativo Android é a 4.0 e o processador tem uma velocidade de relógio de 1,7 GHz, 1 GB de memória e 64 GB de armazenamento. E nem sequer tem suporte a redes 4G.

O interface está disponível em várias línguas, incluindo o português.

O "pacote" já inclui uma série de acessórios, entre os quais os carregadores tradicionais e para isqueiro de carro, e uma bolsa de couro.

Veja o vídeo preparado pela marca para mostrar esta peça de luxo.

Dois dos modelos podem ser encomendados online, mas há outras duas configurações que só estão disponíveis sob consulta.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi feita uma atualização da informação no 10º parágrafo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.