Ao longo de diversos locais paradisíacos, as nossas cinco propostas colocam-no em cima de uma prancha de surf para apanhar as melhores ondas, ao volante de um buggy para conduzir pela praia ou a pescar de uma forma muito peculiar. Mas há mais para fazer à beira mar ou ao ar livre, entre sugestões gratuitas e pagas.

 

Go Surf - Surfar uma onda infinita enquanto se evitam banhistas e outros perigos

Trata-se de um jogo com uma jogabilidade extremamente simples que coloca o jogador a surfar uma onda infinita tendo que evitar diversos perigos, como outros surfistas, banhistas e tubarões. Será apenas necessário "carregar" no ecrã para que o surfista suba na onda ou deixar de pressionar para o fazer descer.

Para fazer manobras é preciso apanhar um determinado número de itens iguais, existindo sempre a indicação no ecrã dos já apanhados. Atenção para não apanhar um item diferente, pois nesse caso perdem-se os já obtidos e a contagem irá reiniciar.

Ao obter a totalidade dos itens, o surfista irá fazer um tubo, um backflip ou outra manobra. Será apresentado no ecrã, através de uma barra, quanto tempo resta para completar essa manobra, algo a ter em atenção para depois retomar a onda sem sobressaltos. Ao longo das ondas existem moedas para apanhar que depois podem ser usadas  na loja do jogo para obter power-ups.

O visual do jogo é simples e minimalista, mas extremamente colorido e atrativo, existindo ciclos de dia e noite. Embora comece fácil, tudo se complica com o passar do tempo, a dificuldade aumenta e tudo torna-se mais desafiante com o aumento dos banhistas a flutuar ao longo do caminho. Go Surf é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Ketchapp Summer Sports - Mostre que é o melhor em diversas modalidades

Ketchapp Summer Sports é um simulador de um conjunto de atividades desportivas que coloca o jogador a competir pelo melhor tempo ou pontuação e a tentar liderar o top de classificações.

Inclui cinco modalidades: 100 metros, 110 metros barreiras, salto em comprimento, lançamento do dardo e ciclismo. Sendo um título casual, a mecânica de jogo é incrivelmente simples: basta tocar no ecrã no momento certo para fazer o atleta correr, ganhar balanço ou saltar, sendo indicado quando é que o devem fazer. Para se ter uma ideia mais concreta, basta ver o tutorial.

Em cada modalidade é possível apanhar moedas que podem depois ser usadas para comprar itens e personalizar o atleta com chapéus, bigodes ou equipamentos desportivos que devem ser utilizados de forma correta para tentar obter novos recordes.

Ketchapp Summer Sports está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Flip Diving - Dê os mergulhos mais radicais e obtenha a melhor pontuação

Flip Diving é um simulador de saltos para a água onde o jogador controla um personagem, cujo objetivo é fazer o salto mais radical e obter a melhor pontuação possível.

O jogo contém diversos personagens que é necessário controlar e fazer realizar os melhores saltos possíveis. O jogador tem de tocar no ecrã para fazer as mais loucas acrobacias e libertar o dedo no momento exato para entrar na água na posição correta e assim obter uma boa pontuação. Cair de frente ou de costas é penalizado.

Cada etapa tem um determinado número de pontos que deve ser atingido, e quando isto acontece, a zona de entrada na água irá diminuir de tamanho, tornando a experiência mais difícil e desafiante.

Durante os saltos existem moedas que devem ser apanhadas e que podem depois ser usadas para girar uma máquina cujos prémios divergem entre novos truques, novos personagens ou diferentes locais para saltar. Existem os mais diversos e loucos personagens, cada qual com habilidades, peso e físicas diferentes, que devem ser tidas em conta aquando dos saltos. Flip Diving está disponível gratuitamente pata equipamentos Android e iOS.

Beach Buggy Racing - Corridas de karts em praias e outros locais exóticos

Beach Buggy Racing coloca o jogador a participar em loucas e divertidas corridas de karts em praias e outros locais paradisíacos, conduzindo os mais diversos bólides que incluem dezenas de itens personalizáveis.

Depois de uma breve introdução dos comandos, está pronto a começar as corridas que, além das praias, incluem circuitos em selvas infestadas de dinossauros e pântanos misteriosos, com cada um repleto de atalhos e surpresas escondidas. O carro acelera automaticamente, sendo apenas necessário usar o acelerómetro do dispositivo para o fazer virar para a esquerda ou direita e, quando necessário, tocar no ecrã para travar.

Existem diversos circuitos e alguns eventos precisam de ser desbloqueados com estrelas, incluindo uma corrida "mano-a-mano" contra o adversário final que é preciso ganhar para se conseguir progredir para o percurso seguinte. Há também power-ups que podem ser utilizados para aumentar a velocidade do veículo ou para tornar difícil a vida dos adversários. Cada piloto tem uma característica especial que pode ser utilizada apenas uma vez por corrida, por isso deve ser guardada para aqueles momentos específicos em que fará a diferença.

O dinheiro ganho nas corridas permite melhorar algumas das características do veiculo, como aceleração, equilíbrio e velocidade, mas também para obter bólides mais poderosos, que sejam capazes de disputar a vitória contra os melhores adversários. Beach Buggy Racing está disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Mobile.

Ridiculous Fishing - Pescar peixes de uma forma muito peculiar e radical

O verão é também convidativo para uma bela pescaria, nem que seja de uma forma completamente louca... que envolve disparar sobre os peixes.

O objetivo Ridiculous Fishing é conseguir apanhar o maior número de peixes possível. A jogabilidade é simples, com o jogador a controlar Billy enquanto este lança a linha de pesca, tentando fazê-la descer o mais possível sem tocar em nada pelo caminho.

Quando tocar em algo, a linha começa a subir e é neste momento que o jogador deve fazê-la mover-se de forma a conseguir apanhar a maior quantidade de peixes que possa. Mas para apanhar os peixes não fica por aqui: assim que a linha chega à superfície é preciso pegar na arma e disparar sobre os peixes. Quanto melhor for a pescaria, mais dinheiro se ganha, existindo uma grande panóplia de peixes diferentes, com os mais raros a serem os mais valiosos.

O dinheiro conseguido pode depois ser usado na loja para comprar melhores armas, melhores linhas de pesca que consigam ir mais fundo, novas roupas para Billy, itens que darão a capacidade de continuar a descer a linha mesmo tocando num peixe, ou ainda combustível e uma broca para que se possa perfurar os peixe e obstáculos para fazer descer a linha ainda mais rápido.

A jogabilidade é bastante simples, mas pode tornar-se algo repetitiva, embora as diferentes armas e a grande variedade de peixes para apanhar possam tornar a experiência menos monótona. Ridiculous Fishing contém uma série de extras, upgrades e armas para manter os jogadores ocupados durante mais tempo. Está disponível para dispositivos Android e iOS por €3,49.