Como é habitual, o TeK reúne ao domingo, em resumo, as aplicações que estiveram em destaque nos dias anteriores e esta semana não é exceção.

Desta vez conte com cinco apps que abrangem as diferentes plataformas relacionadas com a “gestão de conteúdos”, mas com objetivos vários e aplicadas a diferentes vertentes. Mapas, podcasts e browsers são alguns dos temas tratados.

Veja as apps que destacámos mais recentemente nas páginas seguintes.

A Internet fica diferente no Windows Phone com o UC Browser

O Windows Phone é um sistema operativo móvel que integra bem as diferentes ferramentas da Microsoft, incluindo o Internet Explorer. Mas se procuram uma experiência diferente de navegação na Web, o UC Browser está na linha da frente.

O UC Browser não é novo no universo do Windows Phone, mas o navegador de Internet sofreu recentemente uma grande atualização que trouxe novidades ao nível das funcionalidades e do aspeto.



O marcador rápido de sites está agora mais minimalista e traz consigo novos ícones que prometem tornar a interação com o telemóvel mais apelativa. É possível adicionar uma imagem de fundo de trabalho ao navegador que pode variar na transparência.



Através do deslize do dedo o utilizador pode saltar para um ecrã onde encontra ícones para os sites mais visitados e um outro deslize lateral dá acesso aos marcadores.



Outra característica de destaque são os mini-ícones que existem na parte inferior do browser e que dão acesso a algumas das ferramentas mais usadas: leitor de códigos QR, limpeza do histórico e definição da preferência de visualização do Website: entre versão PC ou mobile.

Veja a próxima aplicação

Nova aplicação "pinga" sobre tudo e mais alguma coisa

Chama-se Ping e, embora não tenha nada a ver, nasceu das mesmas mentes que criaram a polémica Secret, que permitia aos seus utilizadores partilharem conteúdos de forma anónima. Desta vez enviam-se notificações variadas, sobre temas diversos.

Segundo os seus criadores, a Ping nasceu numa hackathon de fim de semana onde o objetivo era exercitar a simplicidade. "Ficámos fascinados com a ideia de uma app que diga o que precisamos de saber, quando precisamos de saber", afirmou Ben Lee, num post publicado online.

A simplicidade salta à vista, tanto em termos de design como de funcionamento. A aplicação fica no ecrã de bloqueio do dispositivo para enviar notificações de acordo com várias categorias de assuntos que cabe ao utilizador selecionar. Basta seguir o ponto negro.

De momento existem 13 tópicos para escolher, entre eles "Apps que vale a pena descarregar", "Já é sexta-feira?", "Filmes que vale a pena ver?", "Segredos do dia", "Conversas 'tech'" ou "Tendências no Twitter".

Para escolher, é só carregar no tema da lista apresentada para selecionar e carregar novamente para ativar a seleção, passando a receber as notificações sobre os temas escolhidos.

A Ping é gratuita e está disponível para para iOS e para dispositivos Android.

Veja a próxima aplicação

Pocket Casts: A casa de todos os podcasts

Hoje deixamos-lhe como sugestão uma aplicação que permite reunir todos os seus podcasts, geri-los e mantê-los atualizados sem grande trabalho.





A aplicação destaca-se pelo design e pela usabilidade, bem conseguida e que transforma a ferramenta numa forma simples e prática de reunir conteúdos.



Oferece a possibilidade de fazer downloads automáticos, o que garante o acesso a conteúdos sempre atualizados e permite que o utilizador só tenha de abrir a aplicação quando vai consumir algum dos podcasts que ali guarda.



Outra caraterística interessante é a pesquisa, que facilita a localização de podcasts que o utilizador ainda não viu, entre os que tem descarregados, ou a identificação de episódios que ainda não tenha tenha.



O serviço, que anunciou recentemente uma versão para a web ainda em beta privada, suporta podcasts de áudio e vídeo e permite sincronizar conteúdo entre dispositivos. Está disponível para Android por 2,99€ e para iOS, por 3,59€.

Veja a próxima aplicação

Flipboard Windows Phone definitive edition

Depois de uma chegada atrasada e atribulada à loja do sistema operativo móvel da Microsoft, o serviço de agregação de conteúdos fica disponível na sua forma máxima. Mais um nome grande a juntar-se à família Windows.

Mais vale tarde que nunca certo? O Flipboard foi um dos serviços que melhor soube aproveitar a revolução que se deu no campo da informação e dos dispositivos móveis: um lugar que concentre informações de várias fontes, sempre disponível e em atualização constante.



O caminho no iOS e no Android já tinha sido feito, assim como no Windows 8, mas a versão para Windows Phone teimava em não chegar, apesar de já ter sido anunciada oficialmente há vários meses. No início desta semana a aplicação apareceu na loja em formato beta e sem ser suposto, mas só no dia 2 de outubro é que ficou disponível de forma completa.



Esta definitive edition acaba por não o ser para todos os smartphones. Por agora só os equipamentos que têm 1GB de RAM são suportados pela app. O Flipboard já disse estar a trabalhar numa otimização do software para que também os modelos mais baratos do Windows Phone possam ter acesso ao serviço.



A empresa redesenhou o Flipboard para se adaptar melhor às exigências visuais do Windows Phone e todo o serviço funciona num fluxo continuo de cartões – em vez do tradicional efeito de virar página.



Para os que aguardaram pacientemente por esta oportunidade, o Flipboard já pode ser descarregado de forma gratuita na Windows Phone Store.

Veja a próxima aplicação

HERE descobre caminhos para um número cada vez maior de automóveis

As aplicações de mapas que já foram designadas como Ovi Maps e Nokia Maps são uma das mais-valias dos smartphones com Windows Phone e estão a conquistar espaço no mundo automóvel.

Quem já conhece as vantagens e eficácia das aplicações de mapas Here, ou a descoberta das cidades pelo City Lens, sabe que estas apps são um dos argumentos mais valiosos do Windows e do Windows Phone.


Totalmente gratuitas, com possibilidade de descarregar mapas de várias geografias e com utilização de muitas das funcionalidades offline, as aplicações Here tornaram-se já companheiras de muitas viagens.

Agora a plataforma está a alargar-se progressivamente aos carros e na última feira em Paris mais de 60 automóveis mostraram soluções que integram o Here e que ajudam a descobrir caminhos novos.

A aplicação de mapas pode ser descarregada gratuitamente para smartphones Windows Phone ou para computadores e tablets Windows.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da redação: Foi corrigida uma referência à aplicação de mapas Here.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.