Nos últimos dias “acumulámos” um conjunto de aplicações que podem ser úteis… de diversas formas.

O verão é sinónimo de festivais de música e uma aplicação móvel que funciona como um portal de acesso a todas as informações úteis sobre os mesmos é um download a considerar para os adeptos da “modalidade”.

Já as férias são sinónimo de crianças para muitas famílias portuguesas, seja na praia, em parques de diversão ou noutro local e uma aplicação como a apresentada esta semana pela Missing Children Europe pode dar jeito. Tem mais algumas para descobrir nas próximas páginas.

Veja já a seguir.

 

 

Os mapas do Windows 10 têm novas opções de "descoberta". E substituem o HERE

Com o fim do suporte dos mapas HERE e apps associadas para Windows 10 os utilizadores das plataformas da Microsoft podem ter um problema de "orientação" que a empresa quer resolver.

Os novos mapas para Windows 10 foram optimizados e as novidades estão disponíveis através de um update gratuito na Windows Store para todos os que quiserem usar esta opção para substituir as soluções que eram suportadas numa spinoff da Nokia vendida a um consórcio da indústria automóvel.

Com o update a Microsoft pisca o olho a estes utilizadores que se habituaram a confiar na precisão dos mapas e na navegação automóvel fornecida pela aplicação. As atualizações estão precisamente nas funcionalidades de navegação "guiada", com a orientação curva a curva, a utilização com apenas uma mão, o trânsito e as paragens dos transportes públicos.

Há ainda novidades nas pesquisa múltiplas a partir de um único mapa, facilitando o planeamento antecipado, mas também com maior suporte offline.

A Microsoft está a trabalhar numa forma de permitir aos utilizadores das apps HERE migrarem de forma fácil a maioria dos seus favoritos para a aplicação Windows Maps, bastando aceder a essa área.

Apesar do fim do suporte das apps HERE, incluindo o HERE Drive, HERE Drive+, HERE Maps, HERE Transit e HERE City Lens, as aplicações não são desinstaladas, deixando apenas de ser atualizadas desde o final do mês de junho.

 

Veja a próxima aplicação

 

Splash ou uma espécie de Snapchat para fotos e vídeos 360

A Splash permite registar várias sequências de imagens que depois podem ser misturadas numa só foto para partilhar com os contactos ou com o resto da comunidade.

Chama-se Splash 360 Video Camera, nasceu na Alemanha, mas está disponível globalmente com o objetivo de permitir aos seus utilizadores fazerem fotos e vídeos a 360 graus que depois podem partilhar instantaneamente.

E é a essa mesma caraterística que vai buscar um “cheirinho” a Snapchat, com recursos próprios de redes sociais que permitem a partilha das imagens com determinado contacto ou grupo de contactos, através de mensagem privada, ou num post público, para toda a comunidade.

Além disso, permite outras opções “sociais”, como gostar da imagem ou comentar a 360 graus, no próprio Splash.

A Splash é gratuita mas de momento só está disponível para iOS, prevendo-se para breve idêntica possibilidade para Android e Gear VR.

Veja a próxima aplicação

 

Pokémon GO: O jogo já chegou às lojas de aplicações...mas não a todas

O jogo de realidade aumentada começou a ser disponibilizado na App Store e na Play Store esta quarta-feira mas ainda não chegou a Portugal.

A espera acabou para alguns e deverá, em breve, acabar para todos. Pokémon Go, o jogo de realidade aumentada desenvolvido pela Niantic, já começou a ser distribuído pelas versões australianas e neozelandesas das lojas de aplicações, fazendo adivinhar um lançamento global a curto prazo.

O jogo utiliza o smartphone como portal de contacto entre o utilizador e os vários pokémons que as séries têm dado a conhecer desde os anos 90. Recorrendo à realidade aumentada, a app vai obrigar os jogadores a fazer autênticas caminhadas pelo mundo real para capturar estas criaturas. De resto, a dinâmica do Pokémon Go vai ser semelhante aos jogos que se popularizaram nas consolas da Nintendo durante as últimas décadas

A aplicação é gratuita, mas há a possibilidade de complementar a experiência de jogo com os itens que podem ser adquiridos dentro do jogo (pokébolas, moedas, elixires, iscos, amuletos etc.) e com uma pulseira que emite sinais sonoros e luminosos sempre que estiver perto de um pokémon novo.

Enquanto não vai sendo possível descarregar a aplicação oficial em Portugal, quer na Play Store quer na App Store, pode-se ir divertindo com a APK que já circula na internet se for utilizador de um smartphone Android. No entanto, tenha em atenção que estes ficheiros podem danificar o seu equipamento.

 

Veja a próxima aplicação

 

App portuguesa de motivação no trabalho reconhecida internacionalmente

Tap My Back é uma ferramenta que começou por ser usada apenas na comOn, a empresa responsável pela sua criação, mas depressa “transbordou” para o mercado nacional e não só. O The Huffington Post considerou-a uma das melhores apps para o efeito a que se destina.

Conta já com mais de mil utilizadores não só em Portugal como também nos Estados Unidos, Reino Unido ou Austrália, dizem os responsáveis pelo seu desenvolvimento, e está “nas bocas do mundo” pelas melhores razões. A Tap My Back é uma ferramenta de reconhecimento e motivação no local de trabalho que permite divulgar publicamente exemplos de bom trabalho entre os colaboradores de uma empresa ou organização.

Estando disponível sob a forma de app móvel para iOS e Android, bem como como aplicação via browser, esta é uma plataforma interativa de produção 100% nacional e saída do Build Up Labs, um estúdio de acompanhamento de startups existente na agência de marketing lisboeta comOn.

E o principal propósito da Tap My Back é o de “contribuir para a criação de equipas de trabalho mais sólidas e motivadas, através do poder do reconhecimento entre pares”, explicam os responsáveis pela criação da ferramenta. Entre outras funcionalidades, cada colaborador pode atribuir uma medalha de mérito a um colega sempre que achar que este fez um bom trabalho e merece ser reconhecido publicamente.

Distinção internacional

Os empreendedores pertencentes ao Build Up Lab da comOn consideram a Tap My Back uma das melhores do género, naturalmente, mas o reconhecimento chega também de além fronteiras. Depois de ter sido incluída no top 10 de ideias de negócio da iniciativa London Tech Startup da Interop e de ter recebido um convite para participar no Web Summit de Dublin em 2015, eis que a Tap My Back surge agora no site do jornal norte-americano The Huffington Post, num artigo que reune as cinco melhores apps a usar no envolvimento e reforço das relações entre colaboradores.

"Começou como uma aplicação interna para motivar a equipa da comOn e é um prazer ver que já está a conquistar o mundo e a ser destacada pelo The Huffington Post", congratula-se Guilherme Duarte, Entrepreneur in Residence no Build Up Labs da comOn.

A Tap My Back está disponível na Web para utilização no browser e também nas lojas de apps compatíveis com iOS e Android.

Veja a próxima aplicação

 

FestivAll: Junte cerca de 1800 festivais na palma da sua mão

Esta é uma aplicação móvel que funciona como um portal de acesso a todas as informações úteis sobre os festivais de música. Do Musa ao Lollapalooza, estão cá todos.

Das coisas certas que há na vida podem contar-se os festivais de verão como uma delas. Seja em Portugal ou além fronteiras, estas festas tornaram-se em estações incontornáveis aos verões de jovens e adultos. Para muitos, as férias são completas entre concertos e campismos que se organizam um pouco por todo o país e o mundo.

Com base nesta realidade, diversa e dinamizada entre inúmeros artistas e palcos, organizar mentalmente toda a informação pode tornar-se num exercício bastante complicado de concretizar e que a FestivAll quer informatizar através de uma aplicação onde reúne informações sobre quase 1800 festivais.

De horários a datas, locais, alinhamentos e palcos, a app funciona como uma plataforma informativa onde estão reunidas todas estas e outras informações referentes a milhares de festivais, do mais caseirinho Sol da Caparica ao mundialmente famoso Glastonbury.

A interface é intuitiva e não se organiza em grandes complicações. Cada festival tem direito a uma página específica onde concentra a data, local, link para o website e bilheteira, alinhamentos por palco e horários. Há ainda espaço para uma secção onde pode ficar a conhecer as bandas presentes no festival ao pormenor através de biografias e videoclipes.

Na FestivAll pode ainda fazer pesquisas sobre artistas específicos que está interessado em ver e descobrir qual o festival mais perto onde vai atuar e filtrar as pesquisas por país e eventos mais populares.

A aplicação é gratuita, tem mão portuguesa e está disponível para iOS e Android.

Veja a próxima aplicação

 

Remumber é a aplicação que quer garantir a segurança das crianças

Na praia, no jardim ou em parques de diversão é fácil perder de vista as crianças, mas há alguns passos simples para garantir a sua localização. E a Missing Children Europe também tem uma app.

A organização europeia que se especializou na localização de crianças desaparecidas desenvolveu uma aplicação que pretende ajudar os mais novos a lembrarem-se do número de telefone dos pais, uma sequência de digitos que pode ser uma ajuda em situações de emergência e mesmo salvar vidas.

A Remumber permite que as crianças memorizem gradualmente números de telefone relevantes e que pratiquem dezenas de vezes por dia. A aplicação pode ser instalada no telefone da criança ou no tablet de alguém da família, e o código de bloqueio usa o número do telemóvel para que a memorização seja gradual. Os quatro primeiros dígitos têm que ser aprendidos de cor e, em seguida, os outros números a inserir são iluminados se a criança está bloqueada e precisa de uma pista.

Depois da memorização bem sucedida do código, os pais são informados por email e podem definir um novo número para memorizar, deixar o número original ou desinstalar a aplicação.

A app Remumber é gratuita e está apenas disponível para Android.

 

A aplicação foi disponibilizada em vários países europeus mas a Missing Children Europe recorda também alguns conselhos práticos para preparar a família para as férias, evitando que as crianças se percam:

- Tire um tempo para conversar com o seu filho sobre as ' regras de segurança para as férias" e para responder às suas perguntas.

- Vista a criança em cores brilhantes para que possa facilmente identificá-los.

- Combine um ponto de encontro com o seu filho para o caso de ele se perder.

- Se a criança não se lembrar do local de encontro, é melhor que permaneça onde está, enquanto procura por ela.

- Lembre o seu filho que ele pode sempre falar com funcionário de uniforme ( ex: segurança. empregado da caixa de supermercado, polícia).

- Tire uma foto do seu filho com o seu telemóvel antes de sair.

- Se não conseguir encontrar o seu filho de forma rápida, entre em contato com a polícia local ou com o 116 000 a partir de onde quer que esteja na Europa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.