Ter um bom tradutor no smartphone, que funcione mesmo quando não há Internet e que consiga ler e traduzir texto a partir de imagens, é ou não é uma ferramenta interessante? Uma das aplicações que esta semana passou pelo TeK tem estas características, embora ainda não ofereça tudo isto ao mesmo tempo. Quem usa Android pode ter acesso a uma das novidades, quem usa iOS contenta-se com a outra.
Outra ferramenta com fortes possibilidades de agradar a qualquer utilizador de telemóvel é um bom bloco de apontamentos, que ofereça possibilidade de interagir com quem pode estar envolvido nas tarefas que tem planeadas, e essa foi outra das nossas propostas da semana.
Os jogos também tiveram o seu espaço (lembra-se do Pong? agora há uma versão para Apple Watch) esta semana aqui no TeK, tal como as aplicações mais orientadas para as necessidades profissionais e até aquelas que nos ajudam a partilhar sentimentos com os mais próximos sem ter de falar. Vai uma voltinha pelas próximas páginas?

Criações do Flipagram ganham chat direto e privado
A aplicação de “slideshows” passou a integrar uma função de messaging direto, que permite aos seus utilizadores partilharem e comentarem as apresentações criadas pela comunidade em privado.

Já falámos no Flipagram antes no TeK. É uma espécie de Instagram, mas para “colagens” vídeo de 60 segundos (ampliados há pouco tempo), que podem levar vídeos propriamente ditos, mas também fotos e texto e música de fundo.

De início era apenas possível partilhar os Flips noutras plataformas, como o Facebook ou o Instagram, mas atualmente o Flipagram conta com a sua própria plataforma, onde é possível seguir outros utilizadores e ser seguido, colocar hashtags e outras coisas que tais, próprias dos media sociais deste tempo.

A plataforma ganha agora um novo recurso, com a integração de uma função de messaging direto, que vem permitir aos seus utilizadores partilharem e comentarem as apresentações criadas pela comunidade com um “amigo” ou grupos de “amigos” em privado e sem sair da aplicação.

A nova função tem direito a um novo botão, que vai surgir do lado direito do botão principal “+” – para adicionar um novo Flip – em substituição do botão de música – agora remetido para a secção “Explore” da aplicação.

O direct messaging no Flipagram vai ter uma disponibilização faseada para os diferentes dispositivos Android, iOS e Windows.

Veja a próxima aplicação

 

Há muitas formas estúpidas de morrer. Mas isto é só um jogo
A aplicação Dumb Ways to Die 2: The Games tem novas personagens e novos desafios para quem está disposto a alguma diversão mórbida.

O jogo está disponível para as todos os principais sistemas operativos móveis. Pode isso não há desculpa. A menos que não goste de "matar o tempo".

Há 52 níveis e muitas personagens para passar os vários níveis dos mini-jogos, e tentar sobreviver até conseguir mais pontos, e assim ter acesso a mais personagens. Se quiser pode também jogar na arena contra amigos.

O jogo é gratuito para Windows, Android e iOS.

Veja a próxima aplicação

 

Mítico Pong ganha versão mini para jogar no relógio da Apple
Jogar no Apple Watch não é fácil, admitamos, mas haverá sempre jogos feitos à medida do (muito) pequeno ecrã do relógio da marca da maçã. O curioso é que este foi criado há mais de 40 anos e parece assentar-lhe como uma luva.

Visto como um dos dinossauros dos videojogos, o Pong chega agora com a sua simplicidade viciante ao Apple Watch, com a “coroa digital” do relógio como protagonista, ao servir para mover a barra e impulsionar a bola.

A aplicação funciona de forma independente do iPhone, ou seja, é possível jogar Pong sem ser necessário ter o telefone por perto.

A versão gratuita do jogo inclui um “modo infinito” que nos desafia a jogar contra a máquina, tentando manter a bola em movimento o maior período de tempo possível.

Também é possível competir com os amigos graças à integração com o Game Center, acedendo à tabela de classificação no ranking depois de cada partida.

O Pong também tem uma versão paga associada que, em troca de 0,99 euros, permite aceder a um modo de jogo de “melhor em três”, assim como opções de personalização ao nível das cores da bola e das barras.

Veja a próxima aplicação

 

Thoughts: quando pensar nos seus amigos, diga-lhes isso mesmo
A aplicação é portuguesa e tem como objetivo ser uma forma fácil de manter o contacto com os seus amigos. Em vez de estar a elaborar uma mensagem ou de pensar no que vai dizer durante a chamada, partilhe apenas uma emoção.

Em alguns dos momentos mais importantes, mais intensos e até mais aterradores da vida os amigos estiveram lá. E devido ao significado desses momentos é normal que ao longo das semanas e dos meses os vá recuperando na memória.

Pode ser uma música, uma fotografia, um filme ou até uma frase que leu num artigo. São vários os motivos que vão fazê-lo recordar-se dos seus amigos e das situações que partilharam.

A aplicação Thoughts quer criar uma ligação mais forte tendo por base estes sentimentos. A ferramenta, disponível para iOS e Android, permite partilhar um pensamento em apenas alguns toques no ecrã do telemóvel.

Para que o sistema funcione bem o utilizador deve garantir que os seus contactos estão na plataforma - ao registar-se através do Facebook estará a garantir uma maior probabilidade de encontrar amigos.

E se é importante lembrar os outros, é igualmente importante sentir-se lembrado. Sempre que um amigo enviar um Thought, o utilizador será notificado e vai ver uma animação no ecrã do smartphone correspondente à emoção partilhada.

Veja a próxima aplicação

 

Vai viajar e quer um tradutor de bolso todo o terreno? Veja este
O Microsoft Translator ganhou novas versões para iOS e Android. A aplicação pode ser usada mesmo quando não há uma ligação à Internet por perto e sem que precise de escrever tudo no smartphone.

Uma das características interessantes da aplicação desenvolvida pela Microsoft, e que tira partido de tecnologia usada em produtos como o Office, é o reconhecimento de texto a partir de fotos, um atributo útil para quem está em viagem e precisa de descodificar a informação que tem à frente numa ementa, numa placa ou num folheto informativo, por exemplo.

A aplicação para Android também foi atualizada e passa a oferecer a possibilidade de traduzir texto mesmo sem uma ligação à Internet. O utilizador só precisa de instalar os pacotes das línguas enquanto está ligado, se aquilo que lhe interessa estiver disponível.

Esta característica não está disponível na app para iOS, tal como a funcionalidade que permite a tradução de texto a partir de imagens ainda não chegou ao Android. Quem usar a app num iPhone ou no iPad pode no entanto traduzir frases e guardar os cartões com os resultados para usar mais tarde, quando estiver offline. A prazo, a ideia da Microsoft é uniformizar as funcionalidades disponíveis nas duas aplicações.

No iOS, como no Google Play, a app está otimizada para funcionar em coordenação com smartwatches, permitindo que o utilizador fale diretamente para o relógio para pedir uma tradução e veja também a partir desse ecrã a resposta que a aplicação tem para lhe dar. O suporte está garantido para 50 línguas.

Veja a próxima aplicação

 

 

Gosta de sublinhar e tomar notas enquanto lê? No iPhone e no iPad também pode

Sublinhados coloridos, apontamentos e desenhos podem ser adicionados aos textos que está a ler no ecrã dos dispositivos iOS com a ajuda da Liner, uma aplicação para "rabiscadores".

 

Há várias aplicações que ajudam a fazer sublinhados e destaque em textos digitais mas a Liner quer se distinguir pela variedade e pela possibilidade de sincronização fácil com o computador, o tablet e o smartphone, mas também pela partilha de notas de outras pessoas. Parece interessante?

  

A aplicação funciona em iOS e no Chome, e teve recentemente uma renovação de funcionalidades, com um update que trouxe também mudanças na navegação e nas coleções de artigos.

A Liner está disponível para download gratuito na App Store. É só descarregar e começar a sublinhar.