Numa semana marcada por várias novidades da Google relacionadas com o mundo das aplicações móveis, duas tiveram destaque aqui no TeK: o novo teclado da fabricante para dispositivos iOs, onde pesquisar no motor de busca da gigante da Internet passa a ser tão natural como escrever; e a possibilidade de usar o serviço de tradução da casa em qualquer aplicação para Android.

Mas tivemos mais novidades, como a da aplicação portuguesa que quer facilitar a vida aos pequenos comerciantes e dar-lhes uma nova forma de comunicar com os clientes. O que é que ganha com isso? Se o restaurante onde costuma almoçar lá estiver já não precisa de passar à porta para ficar a conhecer a ementa. Basta abrir a aplicação.

Ainda há mais para ver ou rever, que pode explorar nas páginas seguintes, antes de decidir se algumas das propostas merece um download e uma avaliação mais detalhada.

Busify, ou uma forma diferente de ficar a conhecer a ementa de amanhã
Os restaurantes são o grande “alvo” da Busify, mas a aplicação criada por um programador português também pode chegar a outros pequenos negócios, que quer ajudar a aproximar dos clientes.

A aplicação ainda só está disponível para Android, mas se tiver sucesso começa a trilhar caminho para o iOS. Nesta fase de lançamento quer atrair a atenção de pequenos negócios, sobretudo restaurantes.

A ideia é dar a estas empresas um novo canal para divulgar informação que interesse aos clientes e a estes uma forma mais fácil de ficar a par das novidades que lhe interessam, como a ementa do dia seguinte no local onde costumam almoçar, por exemplo. Também pode ser usado para promover serviços, lançar descontos ou promoções.

Para usar a Busify, os restaurantes e pequenos negócios podem carregar os contactos dos clientes, a partir das redes sociais ou de outra fonte e enviar mensagens diretas e em simultâneo para todos os destinatários. Os custos associados à utilização da plataforma diferem em função das opções escolhidas por cada marca para comunicar com o cliente, explicou ao TeK Sara Paiva da Aheadit.pt, a startup que desenvolveu a Busify.

Para os clientes, que têm sempre de descarregar a aplicação para ter acesso aos conteúdos que o seu restaurante ou bar favorito aí coloca, a utilização é gratuita. Uma vez na app só têm de subscrever os grupos (ou locais) que lhe interessam e ver as novidades.

A Busify foi lançada há alguns dias e os promotores ainda não avançam números, nem de downloads nem de empresas que tenham subscrito o serviço. O passo seguinte será tentar uma parceria com um fabricante de software de faturação para a área de restauração, que ajude a abrir as portas deste mercado.

Veja a próxima aplicação

 

Periscope guarda vídeos para sempre e adiciona suporte a drones
A aplicação de vídeo em direto torna definitivas algumas das funcionalidades que tinha em testes e adiciona outras, nas atualizações que estão prestes a chegar, como a transmissão a partir de drones.

O serviço vai relativizar o limite de disponibilização pelo período de 24 horas e permitir que os vídeos permaneçam para todo o sempre no domínio público, se os seus proprietários assim o desejarem, deixando de centrar-se apenas no imediato.

Paralelamente, os responsáveis pela aplicação anunciaram a adição de uma funcionalidade de pesquisa que permitirá procurar livestreams e transmissões guardadas. Basta escrever as palavras-chave relacionadas com o conteúdo de interesse para encontrar qualquer transmissão com esses termos no título ou na descrição. Há também a possibilidade de usar hashtags para encontrar transmissões em categorias populares.

Nas próximas semanas o Periscope também vai passar a incluir vídeos em direto filmados com drones, permitindo que os utilizadores controlem a transmissão a partir dos seus smartphones.

Por enquanto a funcionalidade é apenas compatível com os drones fabricados pela chinesa DJI e para os telefones fabricados pela Apple – ou seja de início vai apenas existir para a plataforma iOS.

Para transmitir as filmagens via drone, os utilizadores deverão ligar o seu iPhone ao controlo remoto do “veículo voador” para que, desta forma, o vídeo seja automaticamente carregado para o feed do Periscope.

Veja a próxima aplicação

 

Google passa a oferecer tradução dentro de todas as aplicações Android
A partir desta quarta-feira deixou de ser necessário sair das aplicações para traduzir texto. A nova atualização do programa de tradução vem com uma nova funcionalidade que leva os serviços da app para dentro de qualquer outra aplicação.

A aplicação de tradução da Google acaba de ganhar uma nova e prática funcionalidade. Agora, cada vez que precisar de traduzir texto no seu smartphone Android, já não precisa de "copiar o texto, mudar de aplicação, colar e traduzir".

Para agilizar este processo, a Google criou uma espécie de widget flutuante que aparece em qualquer aplicação, bem ao estilo das janelas de conversa do Messenger. Assim, para traduzir, passa a bastar selecionar texto e clicar no widget para obter a tradução. A esta nova característica, que começou a chegar ao Android na manhã desta quarta-feira, a Google chamou Tap to Translate.

Esta nova opção também vai permitir traduções de texto escrito diretamente na janela pop-up da aplicação, o que, na prática, pode facilitar a resposta a um comentário no Youtube, por exemplo.

A Google afirma que esta funcionalidade pode ser utilizada dentro de qualquer aplicação desde que exista texto para ser selecionado. Apesar de este ser o software de tradução mais utilizado diariamente, a empresa não é a primeira a disponibilizar uma atualização deste tipo.

Em abril, a Microsoft já tinha adicionado a mesma funcionalidade. Embora a tivesse integrado nas aplicações de forma diferente, a lógica de operação também passa pela seleção de texto, no entanto, na versão da Microsoft, se quiser traduzir, terá de abrir o menu de opções onde tradicionalmente aparecem as opções de copiar e colar.

Outra das convenientes particularidades desta funcionalidade da aplicação do Google Tradutor é que também trabalha offline.

O Google Tradutor fez 10 anos recentemente e está disponível para 90 idiomas diferentes. A app pode ser descarregada gratuitamente da loja Google Play.

Veja a próxima aplicação

 

Há um novo teclado Google para usar no iPhone. Sim, percebeu bem
O Gboard acaba de ser apresentado pela Google. É um teclado para usar em equipamentos com sistema operativo iOS, que dá acesso facilitado a serviços da Google.

Para além de desempenhar as tarefas de um teclado normal e de permitir incluir os famosos emojis nas conversas, o Gboard é uma espécie de kit para acesso rápido a serviços da Google, como a pesquisa.

Do lado direito do teclado há um G que abre o motor de busca e mostra os resultados de tudo o que utilizador quiser e precisar de saber na parte de baixo do ecrã.

Se o resultado de uma pesquisa for relevante para uma conversa ou mensagem, o utilizador pode simplesmente arrastá-lo para aí, sem ter de andar a saltar entre aplicações.

Para já a aplicação está disponível para os Estados Unidos e Reino Unido, mas a Google promete expandi-la rapidamente para outras línguas e consequentemente para utilizadores de outras nacionalidades. Enquanto espera, pode assistir ao vídeo que explica a Gboard.

Veja a próxima aplicação

 

Imagens da GoPro estão mais fáceis de editar. E as outras também

Em fevereiro o patrão da GoPro, Nick Woodman, mencionou a edição de imagens como uma “inconveniência” para os utilizadores das câmaras todo o terreno da empresa. A solução para o problema chega agora na forma de duas apps.

Chamam-se Quick e Splice e pretendem dar mais recursos aos utilizadores no que à edição e partilha de imagens gravadas com as câmaras GoPro diz respeito, mas também servem para as imagens recolhidas com recurso à câmara do smartphone ou do tablet.

A Quick resulta de uma evolução da aplicação Replay, adquirida há uns meses pela GoPro e tem por base uma série de recursos automáticos. A intenção é que em poucos segundos a aplicação seja capaz de analisar automaticamente as fotos e vídeos para encontrar os melhores momentos, adicionando transições e efeitos.

É possível escolher entre 24 estilos de edição, que podem ser personalizados na mesma com texto, músicas e filtros, entre outros recursos, ou mesmo reordenando a sequência de imagens ou ajustando o ponto de foco das fotos.

A Splice tem objetivos diferentes, sendo apresentada pela GoPro como “a maneira mais simples de transformar as imagens capturadas pelo iPhone ou pela GoPro em vídeos totalmente personalizáveis e com um aspecto profissional”.

A aplicação conta com ferramentas que deixam todos os detalhes na mão do utilizador, ao contrário do modo automático da Quick.

 

A Quick tem versões para Android e iOS, mas a Splice ainda só está disponível para iOS.

Veja a próxima aplicação

 E que tal preparar-se para uma corrida com o seu smartphone? Virtual, claro
Os jogos de corridas de automóvel continuam a fascinar várias gerações, sobretudo do género masculino. O Hovercraft: Takedown tem tudo para satisfazer os fãs, mesmo os que gostam de personalizar os veículos.

Velocidade, adrenalina e armas de combate. A High Score Hero LLC não se esqueceu de nenhum dos elementos que fazem deste tipo de jogos um sucesso de ação, mas juntou-lhe um outro muito importante: a construção personalizada dos veículos, que parecem feitos de legos.

O resto é mais ou menos previsível. Em vários cenários é preciso desafiar os concorrentes, conduzir por caminhos cada vez mais difíceis e combater, usando metralhadoras, lasers e foguetes. Só os melhores chegam ao fim.

O jogo está disponível gratuitamente para quem quiser experimentar um pouco de ação radical, mas alguns dos elementos têm de ser comprados dentro da aplicação. Pode descarregar a app a partir da App Store da Apple para iOS ou da Google Play para Android

 

Já decidiu que aplicações vai instalar? Tem todo o Domingo pela frente, e amanhã há mais sugestões.