E porque domingo é dia de apps, o TeK dá-lhe a conhecer uma meia dúzia (literalmente) delas, desde novas funcionalidades da loja portuguesa Aptoide, a uma aplicação que pode vir a revolucionar o mundo do “online dating” e a uma ferramenta que, em semana de Black Friday, certamente ajudou muitas pessoas a não serem vítimas de embustes.

Explore o conjunto de apps que temos para si e desfrute.

Loja Aptoide quer agradar a utilizadores com novas funcionalidades

A Aptoide acaba de lançar a versão 8 da sua aplicação móvel. Entre as novidades destinadas a melhorar a experiência do utilizador está a funcionalidade Apps Timeline.

Este novo feed inclui os chamados “social cards” das lojas subscritas, facilitando a descoberta de novos conteúdos tais como o lançamento de novas apps, atualizações e novas versões, conteúdos de blogs, sites e vídeos. Além disso, permite seguir mais facilmente lojas e developers e ainda as recomendações da Aptoide e as escolhas dos editores.

A nova versão da loja de aplicações aposta, igualmente, no sentido de comunidade com a criação de uma Community Tab. A intenção é que esta aba inclua críticas relevantes e os últimos uploads na Aptoide, facilitando a descoberta de novas apps com base nas experiências de outros utilizadores.

A versão 8 apresenta ainda um novo interface de user reviews, possibilitando uma experiência mais personalizada através da customização, pelo utilizador, do formato de críticas, explica uma nota à imprensa.

A versão 8 da Aptoide pode ser descarregada aqui.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

FMK: uma app para conhecer pessoas... e não só

Até pode ser uma app de encontros, mas não foi por isso que foi criada. A FMK pretende ser um "sítio" onde os utilizadores, em grupo ou sozinhos, podem divertir-se num jogo desenvolvido para pôr à prova todos os egos.

Criada pelo estúdio Build Up Labs, a “F*ck, Marry, Kill” é uma app gratuita baseada num jogo com o mesmo nome que já existe no mundo real há algum tempo.

O registo nesta aplicação é feita através do perfil do Facebook – e a empresa assegura que nunca publicará nada da FMK na rede social do utilizador – e logo de seguida são apresentadas três pessoas, que o utilizador deverá decidir em que categoria se inserem: “F*ck”, para alguém que lhe interesse para um one night stand; “Marry”, para alguém que não se importaria de apresentar aos pais; ou “Kill”, para alguém com quem nunca teria qualquer tipo de envolvimento.

A Build Up Labs faz questão de frisar que o “Kill” é uma mera figura de expressão, para os mais ingénuos ou mais sádicos.

É importante sublinhar que a cada uma das sugestões apresentadas só se pode atribuir uma das três categorias, sem repetições, e pela ordem FMK, ou seja, a primeira sugestão em que o utilizador clicar será inserida na categoria “F*ck”, a segunda na categoria “Marry” e a terceira na categoria “Kill”.

Em caso, de match, os dois utilizadores podem começar a conversar numa sala de chat dentro da própria FMK.

A app já conta com mais de 5.000 utilizadores portugueses e ainda só está disponível para Android.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

Experimente a Touch Bar dos novos MacBook Pro sem ter de comprar

A barra sensível ao toque que a Apple incorporou nos teclados dos novos MacBook Pro é uma das últimas novidades da tecnológica de Cupertino e já a pode experimentar com a ajuda desta app.

A Apple apresentou os novos MacBook Pro no passado mês de outubro e uma das novidades que mais curiosidade despertou foi a integração de uma Touch Bar no lugar das tradicionais teclas de funções.

A barra sensível ao toque serve para apresentar uma mão cheia de comandos e opções contextualizadas com o programa que está a utilizar. Se estiver a ver fotografias, por exemplo, a barra ilumina-se com opções de edição, se estiver a ler mails, a Touch Bar apresenta opções de organização - apagar, responder, reencaminhar, etc.

[caption][/caption]

Se está a pensar comprar um MacBook Pro saiba que a versão mais barata que integra esta esta peça de hardware está a 1.799€ de distância, mas se é um utilizador mais curioso e prefere experimentar a Touch Bar antes de o comprar, também já existe uma app para isso.

[caption][/caption]

Chama-se Touché, está disponível para Mac e mais do que reproduzir uma simulação animada das suas funcionalidades, invoca no ecrã do computador uma verdadeira versão da barra sem, claro, a parte da sensibilidade ao toque.

Pode associar um atalho de teclado à barra e fazê-la aparecer cada vez que precisar, mas terá de a utilizar com o rato.

A app foi desenvolvida pela Red Sweater, é gratuita e está disponível através deste link.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

Desconfiado com os descontos da Black Friday? Aplicação ajuda a conferir preços originais

As promessas de descontos “bombásticos” de Black Friday multiplicam-se, mas estamos a falar de reais pechinchas ou de verdadeiras intrujices. Este motor de busca online ajuda-o a descobrir.

 

A época de Natal está prestes a ser oficializada com o norte-americano Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, comemorado esta quinta-feira, num arranque assinalado comercialmente em todo o mundo com “mega promoções” e outros descontos “de perder a cabeça”.

É normalmente assim que as oportunidades de compra são anunciadas por esta altura, mas se há umas que valem a pena, outras nem tanto. A Associação Portuguesa para a Defesa dos Direitos do Consumidor (DECO) analisou quase 2.000 produtos de lojas online e concluiu que, antes e durante do período de descontos, algumas sobem em 10% os preços, levando o consumidor "a adquirir um produto na Black Friday por acreditar que está a poupar, quando, na verdade, não está".

Além dos conselhos recentemente divulgados e dos habituais comparadores, a DECO disponibilizou uma nova ferramenta online, a partir da qual os consumidores podem conhecer a variação dos preços nos últimos 30 dias para o produto que estão interessados em comprar.

Esta caixa de pesquisa funciona com o link completo apresentado na página onde encontrou o produto. Também pode colocar o nome da loja e do produto e procurá-lo dessa forma. “Depois, clique no botão para verificar se o preço é imperdível ou se é Black Fraude”, sugere a associação de defesa do consumidor. “Se aparecer um semáforo vermelho, é porque o preço aumentou dias antes ou é superior ao preço médio praticado nessa loja nos últimos 30 dias”.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

As videochamadas na Houseparty são mesmo uma festa

É uma aplicação recente e ainda não tem o número avultado de utilizadores que estamos habituados a ver associados às gigantes do WhatsApp ou Messenger, mas está a reunir cada vez mais atenção. Tudo por causa das mensagens em grupo.

Isto porque não estamos a falar de mensagens “normais”, mas sim de chamadas de vídeo. É que a Houseparty permite criar videochats com até oito pessoas ao mesmo tempo.

Tal como outras apps do género, cada utilizador cria uma conta à qual pode associar os seus contactos e “amigos” de redes sociais, com quem pode falar, mas segundo os seus criadores, também é possível falar com os amigos dos amigos, ou seja amigos em comum entre as partes.

A Houseparty ainda está “oficialmente” em versão beta e de momento está disponível para Android e iOS.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app

 

A nova vida do Solitário é mobile

Lembra-se dos jogos de cartas do Windows com que se divertiu durante horas a fio? A Microsoft transformou-os numa app e estão agora disponíveis para Android e iOS.

O Solitário perdeu a popularidade dos tempos em que a internet e o telefone partilhavam uma mesma linha, mas se havia maneira de o ressuscitar, era esta.

Esta semana, a Microsoft modernizou o nostálgico jogo de cartas que há mais de 25 anos marca presença no sistema operativo da empresa. Pela primeira vez o jogo sai do Windows, diretamente para as plataformas móveis, através de uma app que reúne vários estilos de jogo: Klondike, TriPeaks, FreeCell, Spider e Pyramid.

Ao estilo dos jogos mais modernos, a Microsoft vai disponibilizar ainda vários desafios diários dentro da app. O Xbox Live também está integrado pelo que é possível jogar com amigos e conquistar troféus.

Apesar de já existirem várias aplicações a reproduzir este jogo, a tecnológica norte-americana apresenta-o como o primeiro jogo de Solitário oficial a chegar às lojas de aplicações.

A Microsoft Solitaire Collection é gratuita e está disponível para iOS e Android.