Até o célebre caso do microfone atirado à água pelo Cristiano Ronaldo faz parte do lote de apps que experimentámos esta semana no TeK, acredita? Tal é possível por causa de um jogo para Android criado em Leiria.

Mas há mais aplicações em destaque: uma que lhe dão apoio passo a passo nos seus treinos diários no ginásio ou em exterior e ainda outras duas que asseguram diversão fotográfica com o seu smartphone, com efeitos originais e slideshows.

Espreite agora as seis sugestões iOS e Android da semana.

 

Lançamento do microfone de Cristiano Ronaldo já é jogo para Android

A situação que na semana passada deu azo a muitos comentários e memes já se transformou em jogo para telemóvel. A ideia é de um estúdio de Leiria.

O jogo Ronaldo CM parte do episódio em que o capitão da Seleção Portuguesa, abordado por um jornalista do Correio da Manhã durante o passeio matinal, arrancou o microfone e o lançou a um lago em Lyon, onde a equipa iria nesse dia defrontar a Croácia.

Semelhante ao famoso Flappy Bird, durante o jogo Cristiano Ronaldo tem de evitar os jornalistas que podem abalroar o jogador enquanto ele tenta seguir o caminho de Portugal no fundo de um lago, e conquistar os troféus desejados.

O jogo foi desenvolvido para Android e o download é gratuito a partir da loja Google play.

A transformação de situações da atualidade em jogos para telemóveis tem sido bastante comum e há exemplos diversos, desde a possibilidade de atirar sapatos a George Bush ao "Apanha o canudo" que parodiava o caso do ministro José Relvas, passando pelo caso de Snowden que inspirou também jogos que se tornaram bastante populares.

A Software Mobs, uma empresa de Leiria, tem já no portfólio um outro jogo relacionado com a atualidade, o Panamá Papers, e uma série de jogos Android, entre os quais o Voa Voa Vitória, protagonizado pela águia do Benfica. 

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Pegue nas fotos e vídeos do Facebook e conte histórias em três tempos com o smartphone

O Facebook pediu a funcionalidade Slideshow emprestada à aplicação Moments e vai usá-la em proveito próprio, na sua versão iOS.

A aplicação do Facebook acaba de ganhar um novo recurso: chama-se SlideShow e vai permitir aos utilizadores móveis da rede social juntarem fotos e vídeos para produzirem “histórias animadas” que depois podem ser publicadas e partilhadas na rede social.

A sugestão para usar a nova opção é feita depois de terem sido registadas cinco fotos ou vídeos no mesmo dia. De qualquer forma, os SlideShow podem ser completamente editados, incluindo “trocas”, com a adição ou remoção de novas imagens ou gravações.

Além disso, a escolha passa também pelo tema - Aniversary, Nostalgic ou Inspired, que alia a parte visual a uma banda sonora - e pelo título. Também é possível “marcar” os amigos e familiares que aparecem na apresentação.

A nova funcionalidade, que esteve até agora ligada à Moments, ainda só existe para a app iOS do Facebook - e numa disponibilização que será faseada -, prevendo-se uma versão Android para breve.



Veja a próxima aplicação

 

Prepare-se para ter 600 efeitos fotográficos no seu smartphone ou tablet

A app Photo Lab está disponível gratuitamente para equipamentos móveis Android e iOS e promete dar vida extra aos seus retratos de férias este verão. 

Este é um verdadeiro “laboratório gratuito de efeitos fotográficos engraçados”, pelas palavras da empresa responsável pela criação da app móvel Photo Lab, disponível para smartphones e tablets Android ou iOS.

Totalizando hoje mais de 18 milhões de downloads entre as duas lojas de apps online, a app permite acrescentar efeitos criativos e originais às imagens captadas com a câmara dos equipamentos móveis, sejam estes registos para mais tarde recordar, para enviar para amigos ou para partilhar nas redes sociais.

São mais de 600 efeitos fotográficos, dizem os responsáveis pelo Photo Lab, que incluem fotomontagens, combinação de várias fotos, substituição automática de rostos, filtros, molduras, inserção de texto e outros elementos gráficos e animados que podem acrescentar pormenores divertidos aos seus registos fotográficos.

Como referido acima, a app Photo Lab está disponível gratuitamente para equipamentos móveis iOS e Android

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Procura um personal trainer à sua medida? Esta app é um dos candidatos

A app Nike+ Training Club recebeu recentemente uma nova atualização e entre os principais destaques estão mais de 100 novos treinos criados por atletas e treinadores oficiais da marca.

A Nike+ Training Club (NTC) é uma app para Android e iOS que coloca no seu smartphone os métodos e programas de treino a que os Masters Trainers e atletas da marca recorrem diariamente para ficarem em boa forma física.

É possível selecionar os modos vídeo ou áudio, para que não seja necessário estar sempre a olhar para o ecrã do smartphone, bem como selecionar treinos de força, resistência e mobilidade, num portfólio com mais de uma centena de programas de exercícios diferentes.  

Além disso, pode registar todas as suas sessões de treino, sejam elas em ginásio ou no âmbito de qualquer modalidade desportiva que pratique, sendo depois possível partilhar todos os registos nas redes sociais ou com a comunidade Nike+.

Por outro lado, uma das novidades trazidas pela mais recente atualização está relacionada com a “comunicação” estabelecida entre app e utilizador. Por um lado, a app fornece instruções passo a passo, mostrando as formas corretas de efetuar cada exercício e movimento.

Por sua vez, o utilizador dá feedback em função disso, para que a app possa ajustar o programa de treinos de acordo com as características físicas e desempenho do atleta.

"O argumento mais forte da app NTC é a possibilidade de personalização”, avança Jay Lee, um dos responsáveis pelos produtos Nike+. A Nike afirma mesmo que “o objetivo desta app passa por ser um verdadeiro personal trainer de bolso”. 

A NTC está disponível gratuitamente para iOS e Android.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Fogos.pt: A app que pode salvar vidas nos meses quentes que se avizinham

Dia 1 de julho marca o início da fase mais crítica no que toca aos incêndios florestais e, neste campo, a tecnologia também pode desempenhar um papel preponderante na segurança dos cidadãos. Esta aplicação portuguesa mostra como.

A app Fogos.pt é uma das mais recentes aplicações made in Portugal. O software é uma versão móvel do site com o mesmo nome, criado no ano passado por João Pina, e consiste num centro de informação que mostra em tempo real as últimas ocorrências de incêndios florestais.

No mapa de Portugal, onde podem ser explorados os vários registos organizados geograficamente, a Fogos.pt disponibiliza também muitas outras informações que permitem ao utilizador reunir mais informação acerca do estado do incêndio. Entre esses dados está o estado de atividade (encerrado, em conclusão, alerta, em resolução, em curso, chegada ao terreno ou ocorrência significativa), os meios humanos, terrestres e aéreos alocados para a ocorrência, o local e a data e hora de início.

É possível ainda configurar o centro de notificações para receber alertas sobre novas ocorrências e destacar os distritos que queremos acompanhar. 

Os dados disponíveis na app são recolhidos do site da Proteção Civil e atualizados a cada dez minutos.

Em comunicado, o responsável pela criação desta app afirma que a mesma conta com mil utilizadores e já enviou mais de 50 mil notificações sobre novos incêndios.

A Fogos.pt está disponível para Android e iOS e já pode ser descarregada gratuitamente.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Partilhe artigos e links de forma (mesmo) instantânea com a Radon

A app recorre a ultrasons para fazer transferências de pequenas quantidades de dados entre equipamentos. Está disponível para Android e é completamente gratuita.

O facto de existirem aplicações para tudo, não significa, obrigatoriamente, que existam boas aplicações para tudo. A Radon é uma aplicação pensada para servir um pormenor, mas aquilo que se propõe a fazer, faz bem.

Esta app dá-lhe uma das formas mais rápidas de partilhar links entre dispositivos próximos. E descarregá-la significa poupar o tempo que ainda utiliza a seleccionar o URL, copiar, sair da aplicação, entrar na aplicação de mensagens e enviar o link. 

Com a Radon, a partilha requer apenas que os equipamentos (sim, pode enviar para vários telemóveis em simultâneo) de destino estejam próximos e que tenham a aplicação aberta, fazendo lembrar o S Beam da Samsung. 

No entanto, ao contrário dessa funcionalidade, esta app não recorre ao NFC para concretizar transferências, mas sim a uma combinação de sinais Bluetooth, Wi-Fi e ultrasons, o que permite o envio instantâneo dos conteúdos sem necessidade de emparelhamento ou de ligar os dispositivos todos na mesma rede de internet. 

A articulação desta tecnologia entre vários tipos de sinais de conectividade é permitida graças ao Nearby API ("próximo", em português), que a Google desenvolveu para permitir a contextualização digital dos aparelhos Android com os sinais emitidos nas proximidades. E, apesar de ainda não suportar a transferência de grandes ficheiros, a Radon pode tornar-se bastante útil na partilha de dados mais pequenos com grupos de várias pessoas em reuniões de trabalho, por exemplo.

A aplicação é gratuita e já pode ser descarregada na Play Store.

Estas são seis apps móveis que pode instalar já hoje no seu smartphone, para os mais diversificados fins. Trazemos-lhe novas sugestões já amanhã.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.