Confira a lista e aproveite para experimentar algumas das aplicações sugeridas pela equipa do TeK:

  • LokLok: criatividade portuguesa transforma ecrã do smartphone num Messenger

  • Mantenha controlado o sono dos mais pequenos com a aplicação Dormi

  • Opera Max: uma app para reduzir o consumo de dados no smartphone

  • Praias portuguesas servem de cenário a jogo de surf para telemóvel

  • ASAP54: Pesquisar sugestões de moda a partir de uma foto

  • Tenha o navegador personalizado à sua medida com o Awesome New Page Tab

LokLok: criatividade portuguesa transforma ecrã do smartphone num Messenger

A aplicação foi lançada esta semana e permite dar uma nova vida ao ecrã de bloqueio do smartphone que, pelo menos para já, tem de ser Android.



O conceito foi criado por uma empresa portuguesa, a Kwamecorp, que com a aplicação quer promover uma forma diferente de ligar pessoas que estão próximas, ao mesmo tempo que permite personalizar o ecrã de bloqueio do equipamento.



O ecrã pode ser usado para partilhar fotografias, escrever notas ou fazer desenhos (inclusive sobre fotografias). O conteúdo criado pelo utilizador é automaticamente partilhado pelo resto dos membros da sua rede, que têm na ferramenta um canal de comunicação direto entre si.



A ideia da aplicação é fomentar a partilha de conteúdos entre uma comunidade, ao estilo Messenger, criando uma alternativa às opções standard de personalização do ecrã de bloqueio do dispositivo, explicou ao TeK Kwame Ferreira, CEO da empresa, que por estes dias mostra os principais projetos no Mobile World Congress.





A LokLok está disponível para Android, ainda em beta e só disponível por convite, que os interessados podem solicitar. A prazo pode ganhar uma versão para iOS mas será necessário encontrar uma forma diferente de o fazer, uma vez que o sistema operativo da Apple limita alterações a esse nível.



A Kwamecorp é uma agência de inovação e uma incubadora de startups que tem participado em projetos internacionais de referência como o Fairphone, ou trabalhado no design e implementação de serviços móveis para fabricantes como a Samsung. Tem escritórios em Lisboa, Londres, Nova Iorque, São Francisco e Seul.

Praias portuguesas servem de cenário a jogo de surf para telemóvel

Pegar na prancha de surf e apanhar as melhores ondas de Portugal a partir de um smartphone ou tablet Android já é possível. O novo jogo leva a assinatura do Moche e da empresa portuguesa Biodroid.



Gratuito, o Moche Surf Series passa-se nas praias portuguesas de Carcavelos, Guincho, Areais (Açores) e Supertubos, quatro praias que costumam ser palco de grandes provas internacionais da modalidade.

De acordo com os seus criadores, este simulador de surf permite ir evoluindo na experiência de jogo, à medida que é possível desbloquear itens como pranchas de surf, praias é níveis. No total são 28 os desafios disponíveis.

Moche e Biodroid garantem ainda que as várias praias que servem de cenário ao jogo retratam com fidelidade não só a paisagem, mas também o tipo de onda característico de cada uma delas.

As caraterísticas mais apelativas do jogo são, no essencial, "a possibilidade de associar a uma excelente e inovadora jogabilidade conteúdo localizado", referiu fonte da Moche ao TeK. "Surfar como se estivéssemos nas praias que conhecemos e reconhecemos, com ondas sempre diferentes e adaptadas as condições de mar reais, dá toda uma outra dimensão à experiência".

A marca do Grupo PT destaca ainda que esta é a primeira incursão do MOCHE no universo de gaming em mobile. "Importante em termos de expetativas é que este movimento venha solidificar ainda mais o posicionamento da marca na associação ao surf, e que nos permita estar mais perto dos nossos clientes para os quais o gaming é uma realidade presente no seu dia a dia".

Por outro lado, esta não é a primeira experiência num jogo de surf da Biodroid que, em 2010, foi responsável pelo desenvolvimento do Billabong Surf Trip.

De momento o jogo ainda só existe para a plataforma Android, mas há a promessa de estar disponível para iOS muito em breve.

Mantenha controlado o sono dos mais pequenos com a aplicação Dormi


O Dormi é uma aplicação para os que foram pais há pouco tempo ou para os que tencionam vir a ser. O software permite transformar os smartphones em sistemas sonoros de monitorização para os mais novos.



Instale o Dormi em dois ou mais smartphones Android. Deixe um dispositivo perto do bebé ou da criança. Depois, siga mais descansado para outras tarefas.

Até aqui o uso de sistemas de monitorização vídeo ou de walki-talkies era o mais recorrente. Mas com o Dormi pode poupar algumas dezenas de euros. O resultado final será o mesmo e consegue até ter acesso até algumas funcionalidades extra.

Além de permitir uma ligação através de Wi-Fi, plano de dados ou Wi-Fi Direct, com a aplicação é possível que mais do que uma pessoa - o pai e a mãe por exemplo - estejam a ouvir o sono da criança. Se esta começar a chorar, pode desde logo tentar confortar o pequeno através de uma mensagem de voz transmitida em direto.

Então mas o telemóvel que fica no quarto fica inutilizado? Não. Continua a receber mensagens e chamadas. Mas como não está perto do telemóvel, vai receber através do outro equipamento ligado uma mensagem de notificação da comunicação perdida.

Se o utilizador estiver a executar a Dormi e receber uma chamada entretanto, pode atender que, caso a criança comece a chorar, o software vai fazer com que o telemóvel vibre e emite pequenos sinais sonoros para alertar a pessoa.

Opera Max: uma app para reduzir o consumo de dados no smartphone


Ainda está em fase beta e com acesso limitado mas já é possível fazer o download e aguardar pela oportunidade de experimentar a nova app gratuita.





A Opera Max é uma ferramenta para ajudar o utilizador a reduzir o consumo de dados móveis, que funciona comprimindo vídeos, fotos e texto nas mais diversas aplicações utilizadas através do telemóvel. Dessa forma pode reduzir até 50% o consumo de dados, garante a empresa de Internet europeia.



A empresa tinha já lançado uma beta fechada do produto, para os Estados Unidos. Hoje anunciou que a Opera Max passa a estar disponível para download também na Europa.



Os interessados em experimentar devem fazer o download e aguardar pelo convite para integrar a experiência, que precede o lançamento mundial de uma versão final do produto.



A resposta às manifestações de interesse serão satisfeitas por ordem de chegada, explicou já a Opera, empresa de Internet que desenvolve um browser com o mesmo nome. A Opera Max pode ser descarregada na loja oficial de aplicações do Android, o Google Play.

ASAP54: Pesquisar sugestões de moda a partir de uma foto

Viu uma saia que tem mesmo de comprar e quer saber em que loja a pode encontrar? A aplicação ASAP54 tem a solução, com tecnologia portuguesa.

A tecnologia de reconhecimento de imagem é a base da "magia" que a aplicação ontem anunciada faz para identificar produtos, mas a ideia surgiu da frustração sentida por Daniela Cecílio, que integrava a equipa da Farfetch - um marketplace de luxo com sede em Portugal, na pesquisa de produtos específicos online.

Agora a ferramenta funciona quase como um "mordomo virtual", procurando a peça que deseja só a partir de uma fotografia de uma mala, um vestido ou um par de sapatos oque viu nos pés de alguém. é preciso ter a foto e por a app a trabalhar, varrendo a base de dados de mais de uma centena de lojas e um milhão de produtos.

A pesquisa pode ser refinada por categoria, ou gama de preços, e está plenamente focada em artigos de moda, pelo que não valerá a pena usá-la para outras finalidades...

A app está disponível para download gratuito na App Store.

Tenha o navegador personalizado à sua medida com o Awesome New Page Tab

A maioria dos navegadores de Internet já tem um ecrã de acesso rápido onde o utilizador pode aceder mais facilmente às páginas preferidas e às que mais visita. Mas com o Awesome New Page Tab o speed-dial ganha um novo nível.


[caption]NOME[/caption]

Este plug-in para o Google Chrome permite uma abrir um novo separador em que todos os elementos são personalizados. Páginas Web, widgets, relógios e outros elementos podem ser anexados a uma nova página.

De certa maneira este Awesome New Page Tab transforma o interface do Google Chrome ao estilo do interface do Windows 8, tendo tudo dividido em mosaicos.

Também há uma forte componente Google neste add-on. Do lado direito há um separador onde é possível aceder aos serviços mais populares da tecnológica norte-americana. Além disso há também acesso à Chrome Web Store.

O Twitter e o Facebook também têm ícones próprios, sendo que é possível fazer uma pesquisa diretamente nesta página, sem ser preciso primeiro aceder aos serviços referidos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.