E se o seu smartphone conseguisse seguir a posição geográfica do Pai Natal? Se conseguisse dizer-lhe onde abastecer mais barato ou verificar o tempo de espera nas urgências de um hospital?

Não há nenhum equipamento que o faça de raíz, mas as aplicações são pródigas em muni-los de capacidades que, à partida, não têm. Com estas seis aplicações que lhe sugerimos esta semana, encontrar uma bomba de gasolina com combustível mais em conta, saber quantas horas de espera o aguardam num hospital e muitas outras coisas ficam à distância de um par de cliques.

Dê um toque mais artístico às suas fotografias com o Split Lab Collage

Em vez de partilhar imagens singulares nas redes sociais vale a pena experimentar colagens que reúnam numa única "moldura" o melhor de cada momento.

A aplicação Split Lab Collage parte dessa lógica para pôr à disposição dos utilizadores uma série de ferramentas de colagens mais ou menos elaboradas, juntando ainda stickers e várias opções de texto, com fontes e cores diferenciadas.

O resultado final depende do bom gosto e toque artístico de cada um, mas certamente as imagens que resultam do uso desta app acabam por se destacar por entre as muitas fotos que todos os dias são partilhadas nas redes sociais.

A app pode ser descarregada a partir da App Store da Apple e custa 1,99 euros.

 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app


Agência fiscalizadora para os combustíveis ajuda-o a abastecer de forma barata com nova app

A aplicação é da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis e para além dos preços da gasolina e do gasóleo também apresenta os preços das botijas de gás.

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) quer ajudá-lo a abastecer o seu carro da forma mais barata possível. Para isso, a agência fiscalizadora lançou uma app que ajuda os condutores a encontrar as bombas mais baratas nas redondezas.

Através de um sistema de geolocalização, a aplicação Portugal Energia disponibiliza e compara preços de combustíveis e botijas de gás de todas as bombas de gasolina abertas no país.. Em 2017, o plano passa por expandir estas informações à eletricidade e ao gás natural.

À semelhança da Zomato ou da Uber, a aplicação permite ainda a classificação das bombas e convida os clientes a deixar um comentário.

A Portugal Energia é gratuita, já está disponível para Android e a versão para iOS está na fase final de desenvolvimento.

 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app


Messenger transforma-se em plataforma de jogos. Desafie os seus amigos e familiares

O Messenger já não serve só para comunicar. A partir de agora pode também ser utilizado para jogar jogos sem sequer sair da aplicação. Pac-Man, Galaga e Space Invaders são alguns nomes que fazem parte deste novo portfólio.

Chamam-se “Instant Games” e são a mais recente adição que o Facebook fez à sua app de comunicações Messenger. O modelo já tinha sido testado mas agora é alargado, mas numa fase inicial, estes jogos vão ser lançados em 30 países e apenas para as versões mais recentes dos sistemas operativos Android e iOS.

Para aceder aos jogos, é preciso atualizar o Messenger. Depois de “riscar” esse passo da lista, o utilizador deve abrir uma janela de conversação e clicar no ícone em forma de comando de consola de videojogos que se encontra na barra de ferramentas acima do espaço onde se digitam as mensagens.

Os jogos podem ser jogados com dois ou mais utilizadores.

Os “Instant Games” também estão disponíveis no News Feed, onde o utilizador pode jogar sozinho.

Nesta fase de lançamento, são apresentados 17 jogos: Pac-Man, Galaga, Space Invaders, Arkanoid, Track&Field  100M, Shuffle Cats Mini, Words With Friends: Frenzy, Hex, Everwing, Endless Lake, Templar 2048, The Tribez: Puzzle Rush, 2020 Connect, Puzzle Booble, Zookeeper, Brick Pop e Wordalot Express.

 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app


Com pouca memória no smartphone? Arranje espaço com a ajuda deste otimizador

É verdade que a capacidade de memória oferecida pelas fabricantes nos seus equipamentos têm aumentado, mas o mesmo acontece com a nossa capacidade de a ocupar. A aplicação Space Optimizer está entre os recursos destinados a minimizarem o problema.

O nome aqui não engana mesmo nada: o Space Otimizer é um optimizador de memória que analisa o equipamento em busca “conteúdos” acumulados desnecessariamente.

O objetivo desta app, como outras do género, é limpar a cache e “aliviar” a memória RAM, fazendo com que a capacidade do telefone ou do tablet melhore, assim como o seu desempenho, até mesmo ao nível da bateria, garantem os seus responsáveis.

O Space Otimizer é uma aplicação gratuita e está disponível para Android, a partir da Google Play.

 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app


Os tempos de espera nos Hospitais têm menos mistérios com a app MySNS Tempos

A aplicação do Serviço Nacional de Saúde permite consultar o tempo médio de espera nos hospitais, verificando o código de cores aplicado nas urgências.

A app MySNS Tempos foi lançada há pouco tempo e é mais uma proposta do SNS, depois da MySNS de que o TeK já falou e que já chegou aos 45 mil downloads.

Através desta aplicação pode ver a lista de hospitais disponíveis por proximidade, ou através do mapa, e verificar a morada, contactos telefónicos e a localização geográfica. Mas o mais importante são os dados relativos ao tempo de espera. 

Os códigos vermelho, laranja, amarelo, verde e azul são a indicação do tempo que é necessário esperar em cada um dos hospitais, e o Serviço Nacional de Saúde explica que os dados da aplicação são atualizados periodicamente, sendo da responsabilidade de cada instituição hospitalar.

A app está disponível para iOS e Android e é gratuita.

 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app


Já pode ver o que anda a fazer o Pai Natal a partir do smartphone

A Google mantém a tradição de lançar uma aplicação de Natal com um “seguidor” do trenó puxado a renas que traz as prendas da época - como todos nós sabemos. Mas também há os habituais minijogos. E histórias em vídeo.

O senhor de barba branca vestido de vermelho mais famoso do mundo e os seus duendes estão assim de regresso pelas mãos da gigante da internet, com uma vila redesenhada e o Android Wear e o Google Cardboard pelo meio.

A aplicação tem várias partes, uma delas com um cheirinho (bem forte, pode-se dizer) a Pokémon GO. “Conta-se” que houve um azar e os presentes caíram do trenó e agora é preciso localizá-los e recolhê-los. Ou seja, apanhá-los todos. Da mesma forma que se capturam Pokémon, aqui temos embrulhos.

“Ao lado” temos os minijogos, vários e de diferentes categorias: há pinguins, duendes com propulsores a jato, bolas rolantes, trenós movidos por foguetes e mesmo um quiz de cidades.

Há ainda uma secção de vídeos, que ganhará mais histórias ao longo dos próximos dias, e (claro) uma contagem decrescente para o dia 24, em que é possível seguir o Pai Natal na aguardada viagem de distribuição de presentes pelo mundo inteiro. A app está disponível na Google Play.