O “corso” começa com um “bloco” dedicado às viagens, com dicas variadas, preciosas para quem visita determinada cidade. Vai encontrar um bocadinho de tudo: desde sugestões culturais a percursos ou restaurantes, passando por experiências mais características de cada cidade e a dados históricos que ajudam a dar contexto a cada destino.

E acha que é rápido a escrever no smartphone? Queremos ver isso quando experimentar o Ztype, um jogo em que soma pontos contra o inimigo, precisamente, escrevendo.

Como parte do nosso “desfile carnavalesco” pode também aproveitar para conhecer as novas funções do Hangouts e se é fã do desenho vai com certeza querer experimentar a app apontada como a melhor do género na sua plataforma móvel.    

Mas há mais aplicações para espreitar na nossa lista de candidatas a download.  

 

Guias Lonely Planet seguem viagem para Android e iOS

Desde 1972 que a Lonely Planet produz guias de viagem citadinos. Do papel passou ao online e agora está empenhada nas plataformas móveis. Acaba de estrear uma aplicação.

Com versões para iOS e Android, a nova app Guias estreia-se com informação sobre 38 cidades onde, à boa maneira Lonely Planet, vai encontrar um bocadinho de tudo. De sugestões culturais a percursos ou restaurantes, passando por experiências mais características de cada cidade e a dados históricos que ajudam a dar contexto a cada destino, está lá tudo.

O utilizador pode escolher um local e explorar todos os pontos de interesse que aí existem, ou optar por pedir sugestões nas imediações do local onde se encontra.

Para cada destino contemplado há em média mil pontos de interesse referenciados, arrumados em categorias como ver, comer ou dormir, entre outros.

Os guias disponíveis na aplicação móvel podem ser descarregados para garantir acesso aos mapas, mesmo quando não há uma ligação à Internet disponível.

 

Veja a próxima aplicação

Este jogo testa a sua destreza a escrever no smartphone

Acha que escreve rápido num ecrã sensível ao toque? Então não deverá ter problemas em experimentar o Ztype, um jogo no qual é preciso eliminar naves inimigas. Como? Escrevendo a palavra que lhes está associada.

Sozinho no espaço contra várias hordas de inimigos. A única salvação possível passa pela destreza que tem em escrever no smartphone. É assim o Ztype, um jogo diferente e que também serve para treinar as suas técnicas de escrita.

Existem palavras que estão associadas a naves inimigas e escrevê-las é a única forma de as abater. Não precisa de respeitar a ordem de chegada de cada nave, mas assim que começar a atacar um elemento terá de terminar. Caso contrário estará a colocar a sua missão em perigo.

Apesar de as palavras serem em inglês, o utilizador não deverá ter dificuldade em derrotar as naves inimigas, basta escrever letra a letra. Mas se este ‘relaxamento’ permite passar os primeiros níveiss, o mesmo já não será possível numa fase mais avançada do jogo.

E cuidado: o teclado inteligente que tem instalado no smartphone não vai ser grande ajuda, terá de usar o teclado que vem de origem no jogo.

A aventura galáctica está disponível para iOS e Android.

 

Veja a próxima aplicação

Hangouts 7.0 traz resposta rápida aos dispositivos Android

A aplicação de messaging da Google foi atualizada e a nova versão integra uma funcionalidade pedida desde há muito pelos utilizadores: a resposta rápida a partir das notificações.

Agora ao receberem e tocarem numa notificação de mensagem do Hangouts os utilizadores têm um campo de resposta para introduzirem texto. Uma vez escrita a resposta, basta tocarem no ícone de envio - tudo sem que seja necessário entrarem efetivamente na aplicação.

O Hangouts 7.0 também permite criar ligações diretas às conversas, ou seja, ter um atalho no ecrã de início para as mensagens trocadas com determinada pessoa, tal como já acontece com outras aplicações de messaging, como por exemplo o WhatsApp.

A disponibilização da nova versão móvel do serviço da Google tem sido faseada, ou seja, ainda não está disponível em todos os mercados. Quando estiver pronta pode ser descarregada no sítio Android do costume.

Veja a próxima aplicação

Sketchable é a aplicação que os amantes do desenho têm de experimentar

As críticas na loja do Windows são muito positivas e muitos não têm dificuldade em apontá-la como a melhor aplicação de desenho na loja do ecossistema. E sabendo que é gratuita, todos a podem experimentar sem compromissos.

Existem muitas aplicações disponíveis que têm como objetivo estimular a criatividade dos utilizadores. O que acontece algumas vezes é que um interface pouco arranjado e uma experiência de utilização não tão direta acabam justamente por interferir no tal processo criativo.

É nestes aspetos que a Sketchable ganha a outras ferramentas de desenho no ecossistema Windows. Interface simples, diferentes ferramentas para explorar e possibilidades do tamanho da imaginação de cada um.

“Abra a aplicação, escolha a ferramenta, escolha a cor e mergulhe no mundo da criatividade sem limites”, pode ler-se na descriação da app. E talvez também vai querer ler os comentários dos utilizadores já que na sua maioria são muito favoráveis à ferramenta.

A Sketchable é gratuita pelo que qualquer um pode experimentar a aplicação. Pois se o desenho acaba por ser o seu grande foco, também pode servir como aplicação de rascunhos manuais para todos os que têm um dispositivo Windows com ecrã sensível ao toque.

Veja a próxima aplicação

 

Já sabe onde quer ir jantar este fim de semana? Pode marcar mesa com o The Fork

As aplicações que nos podem dar uma ajuda na hora de escolher um sítio para comer, um local para visitar ou o melhor caminho para chegar a um destino são sempre úteis. Esta insere-se nesse leque. E é para quem gosta de comer.

O The Fork é um dos serviços de reserva online de restaurantes que pode usar na Internet ou no telemóvel para procurar opções à medida do que lhe apetece comer, no local onde vai estar em determinado dia ou momento. Em Portugal veio substituir o BestTables, que foi comprado pelo grupo que mantém o TripAdvisory e que também é proprietário da marca The Fork.

Portugal é por isso um dos países onde o serviço funciona, mas há mais cidades europeias: Barcelona, Milão, Sevilha ou Genebra são apenas alguns exemplos. Para usar a aplicação só precisa de dizer onde está e indicar a data para receber sugestões, ou procurar propostas entre os melhores restaurantes da cidade, os que têm os melhores descontos, ou as melhores varandas, por exemplo. E depois é fazer uma reserva. Assim quando chegar ao local já terá a mesa pronta.

A aplicação foi atualizada recentemente e a nova versão para Android conta agora com um processo de marcação mais simples e, garantem os promotores, mais rápido. Se quiser experimentar tem 19 mil restaurantes onde o pode fazer. Também há uma versão para iOS.  

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Xcerpt: um auxiliar de bolso para partilhar informação no Twitter

A app foi pensada como um "companheiro" para quem quer partilhar informação mais relevante e apelativa na rede social e cumpre o seu propósito.

A ideia é dar aos utilizadores a possibilidade de partilhar passagens de uma página web no Twitter e comentar a ideia, mas sem obrigar os utilizadores a navegar por um site à procura da citação.

Para isso a app ajuda a fazer uma captura da parte a destacar, sublinhar e editar de forma colorida. O link para o site original é captado automaticamente e é preciso apenas adicionar o seu comentário, gerindo o limite de 140 caracteres do Twitter.

A app é gratuita e está disponível no Google Play, mas só vale a pena para verdadeiros fãs do Twitter.