O mundo mobile tem apps novas para oferecer todos os dias e no SAPO TEK queremos facilitar-lhe a vida selecionando algumas que podem fazer a diferença. No conjunto desta semana tem jogos para brincar aos magnatas dos leilões ou pôr os seus conhecimentos à prova.

Também tem utilitários a sério para procurar um lugar na praia, consultar dashboards informativos sobre alergias ou escolher entre os fundos de ecrã do Bing. É só espreitar o conjunto de propostas que apresentamos a seguir.

As alergias sazonais são uma “dor de cabeça”? Há uma app que pode ajudá-lo a gerir melhor o seu dia-a-dia

Ao inserir a sua localização na aplicação, a Pollen Wise apresentará um dashboard informativo com os níveis de alérgenos, como pólen vindo de diferentes árvores ou esporos de bolor, atualizando os dados ao longo do dia e apresentando previsões para os dias seguintes.

As alergias sazonais, como a rinite alérgica, também conhecida como a “febre dos fenos”, são um problema para muitos. Para quem sofre de alergias causadas pelo pólen, a chegada do tempo mais quente requer cuidados adicionais. Nem sempre é fácil estar a par das previsões polínicas diárias, mas a Pollen Wise promete ajudá-lo a gerir melhor o seu dia-a-dia com dados atualizados acerca do nível de pólen e outros alérgenos no ar.

Para começar a utilizar a aplicação, precisa primeiro de inserir a sua localização. De seguida, a Pollen Wise apresentará um dashboard informativo com os níveis de alérgenos, como pólen vindo de diferentes árvores ou esporos de bolor, atualizando os dados ao longo do dia e apresentando previsões para os dias seguintes.

Além de disponibilizar informação atualizada, a aplicação apresenta também imagens captadas pelos sensores da Pollen Sense, que se encontram em várias localizações do país, que demonstram a composição dos diferentes alérgenos que circulam no ar a uma determinada altura do dia.

As alergias sazonais são uma “dor de cabeça”? Há uma app que pode ajudá-lo a gerir melhor o seu dia-a-dia
Nível de pólen presente no ar captado pelos sensores da Pollen Wise.

A Pollen Wise conta ainda com um “diário de alergias” onde poderá registar os sintomas que sente mais frequentemente. Ao preenchê-lo, poderá acompanhar a evolução das suas alergias com o passar do tempo. Existe também uma secção dedicada a soluções que pode pôr em prática para mitigar os efeitos das alergias.

A aplicação é gratuita e está disponível tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store.


Bid Wars: Torne-se no magnata dos leilões e faça a gestão de casas de penhores

Neste jogo poderá mesmo visitar leilões de garagens e depósitos recheados sem ver o seu conteúdo. Vai arriscar?

O negócio em torno dos leilões e penhores pode ser muito lucrativo se tiver faro para o negócio. Provavelmente já assistiu a programas norte-americanos dedicados a especialistas que percorrem os Estados Unidos à procura de leilões de penhoras. Muitas vezes há depósitos trancados, recheados de itens que tanto podem ser valiosos como não. Os especialistas têm de ter um olho de águia, pois têm um tempo muito limitado, e no seu exterior para detetar algo rapidamente que o convença a licitar.

Este é exatamente o tema de Bid Wars, um jogo de smartphones em que o jogador encarna um desses especialistas. Assim que o cadeado é cortado, os jogadores têm cinco segundos para tocar no máximo de objetos e fazer contas de cabeça pelo preço avançado de cada um. Findo o tema tem de fazer um lance, perante outros interessados. Deverá ter em conta o seu budget. Caso consiga fazer o lance mais alto, no final da contagem terá acesso a todo o recheio da garagem.

A fase seguinte é a mais divertida, tocar nos objetos e somar o seu valor, e no fim descobrir se teve lucro ou prejuízo. Pode inclusivamente descobrir itens secretos, como papéis de uma escritura de uma loja e mudar a sua sorte. De ter em conta que a viatura do jogador limita o que pode carregar desse leilão, pelo que deve carregar os objetos mais valiosos e vender o restante no local.

Na sua loja, os objetos arrecadados serão expostos para venda. Quanto mais vender, mais reputação amealha, fazendo o negócio florescer, com acesso a mais leilões em outras cidades e novos recursos. O objetivo final? Ficar rico e criar um autêntico império de casas de leilões.

Pode fazer o download do jogo gratuitamente em versões Android e iOS.


Está a ver os fundos de ecrã do Bing? Também pode “levá-los” para o smartphone

Disponibilizada pela Microsoft recentemente, a app Bing Wallpapers permite personalizar telefones e tablets com os maravilhosos fundos de ecrã a que o motor de busca nos habituou.

O objetivo da Bing Wallpapers não tem nada que enganar, já que fica absolutamente descrito no nome da aplicação.  A partir dela é possível aceder a todos os fundos de ecrã apresentados na homepage do motor de busca da Microsoft, para que o smartphone os vá mostrando.

Claro que o utilizador tem algumas “possibilidades de escolha” ao seu dispor. Pode deixar que a app assuma a imagem do dia ou escolher da galeria, filtrando por categoria, cor ou país. Além da imagem diária e da galeria, tem também a possibilidade de optar por fundos de cor sólida.

A aplicação é simples, com uma interface clean e com a vantagem de todos os fundos serem descarregados com a máxima qualidade e resolução. Já sabe que cada imagem “conta” uma história, como a Microsoft nos habituou.

A Bing Wallpapers é gratuita e está disponível para dispositivos Android a partir da versão 8.0.


Está à procura de lugar na praia? A app SandSpace pode dar uma ajuda

A aplicação foi desenvolvida por alunos portugueses e conquistou o prémio do público no  Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações.

Com as limitações impostas pela pandemia da COVID-19, ir à praia tornou-se um desafio em que é preciso validar primeiro qual é o estado da ocupação, evitando assim deslocações desnecessárias. A app SandSpace foi desenvolvida para responder a esta questão e já tem um mapa que  abrange toda a costa continental e a dos arquipélagos dos Açores e Madeira.

Ao todo são 685 praias nacionais listadas e a app conta com a colaboração dos utilizadores para atualizar os níveis de ocupação do areal. Os utilizadores de cada espaço balnear fornecem à app os dados sobre a ocupação humana, para que o software os converta num indicador gráfico em que verde significa pouca densidade, amarelo indica um número já considerável de banhistas e vermelho traduz uma lotação limite.

A app foi desenvolvida em apenas quatro dias por um grupo de estudantes do 12º ano da Escola Secundária Serafim Leite em São João da Madeira e já conta já com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente. Agora foi distinguida na competição internacional Apps for Good UK, o programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais.

A app está disponível na Google Play Store e o download é gratuito.


Idle Mafia é um jogo de guerras de mafiosos em formato portátil

Neste jogo vai simular uma carreira de crime, recrutar capangas pouco escrupulosos e dominar as ruas à lei da bala.

Godfather ou Sopranos mostrou a vida de famílias mafiosas, os seus negócios obscuros, mas também as guerras entre grupos rivais. Em Idle Mafia a proposta é simular todo esse ambiente num jogo de gestão tática, onde apenas há um objetivo para vencer: ganhar dinheiro e transformar-se no maior padrinho da cidade, construindo um autêntico império do crime. Mas é tudo a brincar, claro.

Os jogadores têm acesso a diversos negócios duvidosos, obrigando a recrutar capangas poderosos para defender a nossa causa, e ao longo do tempo vai conquistando novos territórios para a sua família da máfia. Para isso terá de enveredar por diferentes negócios obscuros, cobrança de proteção, roubos à mão armada nas ruas, assim como participar em batalhas de gangues.

Depois expanda o negócio com mais classe: construindo um casino, um clube privado de magnatas e porque não, explorar um estúdio de filmes para adultos. Tudo o que traga dinheiro para a conta bancária é bem-vindo. À medida que amealha dinheiro, mais edifícios vai juntando ao império e com isso novas personagens vão ficando disponíveis.

Pode fazer o download gratuitamente de Idle Mafia em versões iOS e Android.


Ponha o seu conhecimento à prova com o Jeopardy! World Tour

Enquanto não é possível viajar fisicamente pode passear pelo mundo colocando à prova os seus conhecimentos de cultura geral numa app que simula o  Jeopardy com o anfitrião Alex Trebek.

De Los Angeles a Londres e a Tóquio, este jogo está recheado de desafios e armadilhas para quem julga que sabe tudo sobre tudo, incluindo os países e cidades do mundo. No Jeopardy! World Tour pode por os seus conhecimentos à prova, desbloqueando novas cidades e somando prémios até chegar à vitória.

Pode apostar, usar os trunfos e tentar chegar à final para atingir o top das classificações. E se não gosta de jogar sozinho, pode desafiar os amigos e família para ver quem conquista mais pontos.

Este jogo é um clássico mas quem gosta de desafiar o seu conhecimento vai certamente encontrar aqui motivos para jogar várias rondas, treinar o inglês e, quem sabe, preparar-se para outros jogos de trivia mais reais!

O Jeopardy! World Tour está disponível na loja Google Play e App Store da Apple, e é gratuito, mas tem compras in app.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.