As escolhas nos primeiros dias deste ano obedeceram aos critérios de sempre: apresentar um conjunto de aplicações, de diferentes tipos, que possam ir ao encontro dos vários objetivos daqueles que as utilizam.

Nas próximas linhas encontra seis propostas, a maioria, como já vem sendo habitual, para dispositivos Android e iOS, mas desta vez  também à um exemplo do universo Windows mobile.

Livesum: uma app para quem quer começar o ano com hábitos mais saudáveis

Uma coisa é definir resoluções de ano novo, outra coisa é cumpri-las. Se ter uma vida mais saudável faz parte da lista, a Livesum pode ajudá-lo.

A Lifesum pretende incentivá-lo a sair do sedentarismo ao propor treinos e dietas que se baseiam no seu estilo de vida, para depois criar um plano para ajudá-lo a alcançar resultados.

Além do gestor de planos, as funcionalidades disponibilizadas incluem um contador de calorias com scanner de código de barras, para contas mais apuradas.

Há também um calculador de macros, para controlar nutrientes, assim como conselhos e feedback, que pretendem servir como elementos incentivadores.

Tais opções estão disponíveis com a versão gratuita. Na versão paga dá acesso a diferentes tipos de dietas, receitas, aconselhamento, oferecendo a possibilidade de sincronização com apps de fitness que utilize.

A Lifesum está disponível para iOS e Android.

Está nas suas mãos pôr esta salsicha a “correr pela vida”

Neste divertido jogo tem à sua responsabilidade uma salsicha que vai ter de pôr a correr muito se não a quiser ver cortada ao meio ou esturricada numa qualquer chapa.

O objetivo é fazer a salsicha correr e dobrar-se para evitar armadilhas mortais que a fatiam, cortam ao meio, queimam ou esmagam, provavelmente para a transformarem em cachorro quente.

A salsicha, personagem principal deste jogo,  que pode ter variantes engraçadas à escolha em troca de algumas estrelas, a moeda oficial da aventura, entre catus, cenouras, batatas ou mesmo ninjas, canalizadores e outros personagens.

Enquanto corre pela vida, não se esqueça de recolher moedas pelo caminho, para depois poder comprar pães de aço e outros poderes especiais que lhe podem “salvar a pele”.

Corre, salsicha, corre! está disponível para Android e iOS.

Modo Retrato do Pixel 2 exportado para outros smartphones Android

A funcionalidade pode ser transportada para outros telemóveis Android que não tenham o modo integrado de raiz.

A câmara do Google Pixel 2 é uma das melhores de 2017 no segmento móvel. O rótulo, transversal a quase toda a comunidade tecnológica, é ainda mais impressionante dado que o smartphone recorre apenas a uma câmara, ao contrário da maioria dos flagships da concorrência (Note 8, iPhone X), que adotaram a tendência da dupla câmara traseira. No entanto, uma das suas mais badaladas funcionalidades está agora a ser exportada para outros telemóveis com sistema operativo Android Oreo.

O feito foi inicialmente conseguido por um programador conhecido online por Arnova8G2, que anteriormente já tinha levado o modo HDR+ do Pixel para outros equipamentos Android. Na prática, esta técnica pode ser utilizada para criar aplicações fotográficas capazes de recriar o modo "Retrato" em smartphones que não o integram de raíz, como é o caso do Galaxy S8 ou do LG V30.

Embora o Pixel 2 utilize um sistema de reconhecimento espacial para identificar as diferentes profundidades de um plano, esta portabilidade, inteiramente baseada em software, pode dar aso a resultados como este:

tek portrait
tek portrait CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 82

Se quiser testar a versão não oficial da Google Camera com modo "Retrato" no seu smartphone, siga este link. Note, contudo, que a app tem alguns bugs e que é sempre um risco descarregar aplicações externas à Play Store.

Já é tempo de colocar os favoritos no ecrã de bloqueio (sem medo)

Em vez de ter sempre a mesma apresentação no smartphone pode experimentar mudar todos os dias com a app Favorites Lock Screen.

A aplicação é um projeto que saiu da "garagem" da Microsoft e foi desenvolvida para Android, garantindo um único ecrã de bloqueio totalmente personalizável, com várias wallpapers e escolha de temas.

Basta escolher um tema, ou celebridade, favorita e as imagens são apresentadas todos os dias, independentemente da área ser desporto, atores, música ou animais. Não faltam também alertas de notícias, e notificações de aplicações.

Uma nota menos simpática pode ser a utilização do Bing como motor de busca pré-definido, sobretudo para quem não gosta da plataforma.

Como qualquer bom ecrã de bloqueio que se preze, há a possibilidade de proteger o acesso por PIN, código padrão ou password.

A app está disponível gratuitamente na loja Google Play.

Esta app vai levar o seu smartphone até 1997

O regresso do icónico Nokia 3310, que chegou ao nosso país a 24 de maio do ano passado, também reavivou a memória do popular Snake.

Aquando a apresentação do telefone da marca finlandesa que marcou uma geração inteira, no Mobile World Congress 2017, em Barcelona, o TeK quis saber se os leitores "estariam dispostos a comprar um".

E, o que se apurou na altura foi que, apesar de saudosos, mais de metade dos utilizadores respondeu que não tinha qualquer interesse em comprar um Nokia 3310, mostrando que a ligação emocional à marca e ao próprio aparelho não era, afinal, a esperada.

Mas, para um décimo dos leitores, as saudades de um dos jogos que ajudou a criar a fama do robusto 3310, nos idos anos 90, o Snake, seria razão suficiente para comprar uma unidade do dispositivo.

No entanto, se lhe apetecer voltar àquele momento nostálgico em que controlava uma cobra para apanhar "comida" enquanto tentava que ela não tocasse no seu próprio corpo, que ia crescendo progressivamente, não precisa de ir às compras.

A aplicação Snake´97 está disponível para Android e para iOS, por isso, pegue no seu smartphone e faça uma boa viagem ao passado.

Os ecrãs do computador ou do tablet são a nova prancha de desenho para o Tracing

A aplicação torna mais simples o desenho sobre uma base de imagem para quem quer usar o computador como base.

Mais simples do que começar um desenho a partir de uma página em branco, a app Tracing permite ter uma base de uma fotografia, ou de outra imagem, para começar as primeiras pinceladas ou traços.

Não é uma aplicação para artistas, mas para quem tem prazer a desenhar e quer fazer algumas experiências, mas o resultado pode ser assim mais perfeito e artístico.

Pode ainda importar ficheiros .ink de outras aplicações.

A aplicação está disponível de forma gratuita para Windows 10 e tira partido do potencial dos ecrãs de computadores híbridos, com suporte para canetas, como os Surface.