Fotografias de comida inundam as redes sociais há muitos anos e as marcas de smartphones até estimulam o efeito visual das imagens, com filtros específicos para as "selfies gastronómicas". Agora a Xiaomi leva a ideia a um novo nível e quer provar que a expressão "Comer com os Olhos" é mesmo verdadeira.
A campanha que agora é lançada integra-se no patrocínio ao Guia Michelin para as edições de 2025 e 2026 e decorre na península ibérica, com iniciativas que juntam a maestria culinária de chefes premiados e a fotografia com os smartphones Xiaomi 14 e o Xiaomi 14 Ultra, com lentes e câmaras desenvolvidas em parceria com a Leica.
Em Portugal a parceria, ou "pairing fotográfico", junta o Chef José Avillez, o primeiro Chef português a conquistar duas estrelas Michelin, e o fotógrafo Javier Corso, resultando em imagens da cidade de Lisboa e num prato de alta cozinha preparado no restaurante Belcanto, com inspiração neste projeto.
José Avillez admitiu hoje que se envolve poucas vezes em campanhas. "Só quando sinto uma ligação", afirmou, lembrando que o pai e a mulher são fotógrafos amadores. A visão do chefe em relação à tecnologia é clara. "Sou um adepto da tecnologia, podemos tirar algo de bom", refe, dizendo que vê a tecnologia ao serviço do humano e da humanização da cozinha.
Neste projeto a ligação entre a cozinha e o mundo da fotografia e da tecnologia foi uma mais valia. "É uma maridagem fotográfica [...] este exercício de criatividade que a Xiaomi nos propôs enriquece as duas artes", afirmou José Avillez, admitindo que oram muitas horas de trabalho e de conversa em sintonia para chegar ao resultado final, nas imagens de Javier Corso e no menu para o restaurante.
O prato selecionado inclui quatro criações que refletem a inovação do restaurante Belcanto e foi "o ponto de partida perfeito para uma experiência sensorial única". O prato foi harmonizado com 4 fotografias que foram colocadas na mesa, complementando o serviço e reforçando a inspiração do mesmo. "Cada fotografia retrata uma parte da jornada, desde os reflexos dourados nas colinas, até às vielas pitorescas do Bairro Alto, destacando não apenas a tradição e a inovação, mas também o fator humano que pulsa nas ruas de Lisboa", explica a Xiaomi.
Todas as imagens apresentadas na campanha "Comer com os Olhos" foram captadas com o novo Xiaomi 14 Ultra, e o fotógrafo Javier Corso explica o impacto. "Deixei de pensar nele como um smartphone que tira fotografias para passar pensar nele como a câmara mais pequena que alguma vez tive".
Veja as imagens que resultam da iniciativa
A campanha tem também uma base científica, para além de fotográfica. Um estudo desenvolvido em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência (UPV), liderado por Purificación García, investigadora e co-fundadora da Food Design, concentrou-se na análise da harmonização fotográfica na iniciativa "Comer com os Olhos", que decorreu em março, no restaurante La Salita, de Begoña Rodrigo, em Espanha.
A equipa de investigadores já tinha publicado um estudo onde concluía que a ligação é real. "Para além dos sentidos do paladar e do olfato, o impacto visual gera muitas expectativas e influencia a forma como percebemos o sabor e a textura dos alimentos", refere a Xiaomi em comunicado, adiantando que o estudo confirmou que "começamos a comer com os olhos" e que este foi o ponto de partida para o desenvolvimento da campanha promovida pela marca.
O estudo realça como a apresentação visual dos alimentos influencia as nossas escolhas gastronómicas, mas também evoca emoções, memórias e influencia as nossas preferências alimentares. Estas descobertas sublinham a importância da estética na culinária, destacando a relevância crescente de se "comer com os olhos" e confirmando esta premissa.
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