Ter uma aplicação de colaboração para diferentes tipos de serviços cloud ou outra para automatizar diferentes ações em cadeia no telefone são algumas das propostas que vai encontrar nas aplicações que estiveram em destaque no TeK esta semana.
E o que dizer de uma app para compras mobile ao género dos encontros do Tinder, com "matches" a condizer? Ou de um Tetris dos tempos modernos? Há mais sugestões, mas o melhor é ver e avaliar por si próprio já a seguir.
App portuguesa Topdox pronta para ser usada em dispositivos Android de todo o mundo
Depois das versões Web e iOS, a app de colaboração para diferentes tipos de serviços cloud Topdox está agora disponível para dispositivos Android.
Criada há dois anos por Nelson Pereira e Miguel Jesus, a Topdox é uma ferramenta que permite aos utilizadores lerem, editarem, partilharem e colaborarem em qualquer formato de documento - Microsoft Office, OpenOffice, GoogleDocs, PDFs -, sobre qualquer plataforma de armazenamento na nuvem - Dropbox, GoogleDrive, OneDrive, Box.
A aplicação permite, entre outras funções, abrir e ler qualquer tipo de documento em qualquer formato (docx, odt, pdf, xls, etc), sem estragar a formatação e gerir todos os documentos, independentemente de onde eles estejam, na cloud ou alojamento local.
Com a Topdox também é possível exportar documentos para pdf e fazer anotações nesses mesmos documentos, assim como realizar uma pesquisa global, ou seja, procurar ficheiros em todas as nuvens ou no alojamento local ao mesmo tempo.
Para breve estão previstas possibilidades como exportar documentos Microsoft Office e OpenOffice para PDF “on the fly”, a edição rápida de documentos Microsoft Word e OpenOffice e comprimir e descomprimir (zip & unzip) ficheiros e pastas.
Agora disponível para Android, a Topdox já conta com mais de 160 mil utilizadores em 120 países nas suas versões Web e iOS.
Veja a próxima aplicação
1010! ou como jogar Tetris nos tempos modernos
Este é mais um daqueles jogos perfeitos para manter na sua lista de aplicações vitalícias. É bom para ajudar a passar os momentos em que está à espera de alguém e é desafiante o suficiente para o manter interessado na mecânica de jogo.
Jogar a aplicação 1010! e não pensar no clássico Tetris é algo difícil de fazer. Apesar de não haver peças a cair da parte superior do ecrã, o formato das peças e a lógica de unir diferentes elementos para eliminar linhas é o mesmo.
A grande diferença é que o 1010! permite uma maior liberdade de movimentos - o que não precisa de ser algo necessariamente positivo.
Claro que quando começa o jogo e tem o nível vazio tudo parece fácil de posicionar. Mas basta passar seis ou sete jogadas sem eliminar qualquer peça para perceber rapidamente que será necessária uma estratégia para atingir a maior pontuação possível.
O jogo é gratuito e está disponível para iOS e Android.
Veja a próxima aplicação
Faça o smartphone trabalhar para si com o Workflow
Esta é uma aplicação de automatismos, querendo isto dizer que o utilizador pode ligar diferentes ações para ativar uma reação em cadeia. Por exemplo, começar a ouvir uma música e o smartphone fazer de imediato a partilha nas redes sociais.
Já há uma aplicação muito conhecida no campo dos automatismos: chama-se IFTTT, mas tem uma limitação de duas ações por comando. Por isso é que a Workflow tem ganhado bastantes utilizadores - replica o mesmo sistema, mas de forma mais completa e livre.
Estão disponíveis mais de 200 ações e que envolvem comandos do smartphone como contactos, calendário, mapas, música, fotos, câmara, redes sociais e outros serviços como alojamento na cloud.
Pensando que é uma pessoa que está constantemente a partilhar conteúdos que vê na Internet, pode definir um comando que faz o smartphone partilhar nas redes sociais os screenshots que tira. Ou faça com que o smartphone diga onde está o café mais próximo apenas com um toque no ecrã.
A aplicação Workflow custa 2,99 euros e está disponível para o sistema operativo iOS.
Veja a próxima aplicação
Conhece o Tinder? Agora há uma app parecida para as tendências de moda
Os criadores de Hit or Miss querem tornar a experiência de compra mobile o mais simples possível e acham que tal passa por oferecer algo ao género dos encontros do Tinder, com "matches" a condizer.
A aplicação é uma ferramenta para as compras mobile que apresenta uma lista de artigos que os utilizadores podem ir passando para a esquerda ou direta, assinalando desta forma se os mesmos lhe interessam ou não, com “hit” ou “miss”.
O conjunto inicial de artigos é sugerido com base em algumas escolhas e não gerado algoritmicamente, como é habitual. Estas propostas são feitas pela equipa da Skull Ninja Labs, os criadores da app, contando igualmente com a colaboração de bloggers da área da moda.
À medida que os utilizadores vão gostando ou não do que lhes vai sendo apresentado aí sim, o algoritmo é “alimentado” com as preferências e ficando mais inteligente nas recomendações realizadas.
A Hit or Miss está disponível para iOS.
Veja a próxima aplicação
2016 é o ano em que vai dominar as finanças pessoais com a ajuda do Monefy
Por vezes o facto de não controlar as suas despesas faz com que perca a noção de quanto já gastou numa determinada semana ou mês. Se tivesse as contas bem registadas, talvez definisse prioridades para os seus investimentos. Esta aplicação não o torna rico, mas pode ajudar a poupar umas ‘coroas’.
A aplicação Monefy quer ser o assistente pessoal do utilizador no que diz respeito às suas finanças. Na ferramenta é possível manter controlo daquilo que já gastou e este valor pode por vezes ajudá-lo a prioritizar os investimentos que tem a fazer.
Pode fazer registos de entrada e saída de dinheiro, bem como pode manter um registo das despesas que vai tendo seja na alimentação, seja com a casa, seja numa saída noturna, seja em viagens, com o carro ou numa atividade desportiva.
Disponível apenas para o sistema operativo Android, a aplicação está disponível numa versão gratuita e numa versão ‘pro’. A Monefy que é paga permite ter acesso a mais opções de gestão de finanças pessoais, como definir um orçamento para o mês de janeiro e ser notificado quando esse valor está para ser ultrapassado.
A versão profissional também permite que as suas contas estão sempre protegidas por palavra-passe, mantendo longe possíveis olhares indesejados.
Boas poupanças para 2016.
Veja a próxima aplicação
Leve a sua destreza ao limite com o Piano Tiles 2
Se a primeira versão era desafiante, esta é um verdadeiro teste às suas “capacidades aracnídeas”. Vai uma voltinha no Piano Tiles 2? A Google diz que foi um dos melhores jogos de 2015.
Rapidez continua a ser uma exigência para obter bons resultados na monocromática saga Piano Tiles, que na mais recente versão até ganhou uns “brilhozinhos”, mas não só.
Continua a ser necessário acertar nas teclas pretas conforme vão caindo. Ao tocar numa tecla branca, acaba-se a brincadeira. Desta vez, no entanto, há vidas pagas para usar, pagas ou em troca de ver publicidade.
Há também teclas maiores que nos permitem ganhar mais pontos.
Tudo começa num primeiro nível onde encontramos músicas como “Little Star”, “Jingle Bells”, “Canon” ou “Two Tingers”. Completar com sucesso estes níveis permite-nos passar ao nível seguinte onde iremos encontrar um conjunto de melodias diferentes, sempre sucessivamente.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários