A aplicação portuguesa SpaceStuff foi um dos programas distinguidos pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) durante uma maratona de programação que se realizou na Holanda no fim de semana passado. A app da portuguesa Load Interactive permite que as pessoas possam interagir com os astronautas.

Para isso os utilizadores devem apontar o smartphone para o céu, procurar a localização da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) e depois usufruir das várias opções disponíveis. Uma delas é o envio de uma mensagem direta pelo Twitter aos vários elementos que estão na ISS.

O esforço da equipa portuguesa, que esteve cerca de 2.160 minutos a programar sem parar, acabou por ser recompensado com a distinção "utilização mais inovadora do IBM Bluemix" - uma plataforma de desenvolvimento da tecnológica norte-americana.

"Não há muito tempo para fazer o que quer que seja e somos confrontados com a escassez de tempo face à criatividade", disse ao Jornal de Notícias o responsável da Load Interactive, João Abrantes. "Às vezes os projetos levam-nos ao limite e acabamos por não poder dormir", acrescentou.

Para a distinção da NASA contribuiu o facto de a aplicação SpaceStuff ter sido das poucas da hackathon a entregar de facto uma versão funcional e final do projeto que foi desenvolvido, salienta o JN.

"A maior parte das equipas acabou por idealizar e desenvolver muito bem o conceito, por vezes bastante arrojado, mas depois, na prática, ao espremer a laranja, ela deitava pouco sumo pois não havia forma de demonstrar o que tinham idealizado", explicou João Abrantes.

Por agora a aplicação continua em fase de desenvolvimento, mas a Load Interactive espera disponibilizar a SpaceStuff ao grande público ainda durante o mês de maio.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico